A população brasileira está cada vez mais aberta à necessidade de consumir de forma mais consciente, mas a falta de informação é um das principais obstáculos para colocar esses ideais em prática.

Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo Consciente no Brasil”, do Instituto Akatu, a falta de informação é uma importante barreira para o consumo consciente no Brasil. Segundo o estudo, a maioria das pessoas sente que não tem o conhecimento necessário para se envolver em questões de responsabilidade ambiental.

Para esses brasileiros, a consciência em relação ao meio ambiente pode parecer distante do seu dia a dia. Um dos caminhos que as marcas podem seguir para ajudar a melhorar essa percepção é usar as embalagens e rótulos como meio para propagação de boas práticas.

Selos ajudam consumidor a fazer escolhas mais conscientes. Foto Reprodução

Selos levam informação de forma simples e ajudam consumidor a fazer escolhas mais conscientes. Foto Reprodução

Um bom exemplo dessa prática é a marca alemã Stop the Water While Using Me (Feche a água enquanto me usa, em tradução livre), que em seu nome e seus rótulos transmite a dica de economia de água.

Também têm efeito prático imediato símbolos de fácil assimilação, colocados com destaque no exterior dos produtos. Ainda na indústria cosmética, são cada vez mais comuns selos que indicam se tratar de um produto vegano ou produzido sem testes em animais.

A brasileira Natura, por exemplo, conquistou recentemente o direito de utilizar o respeitado selo internacional Leaping Bunny, certificação de que a empresa aboliu totalmente os testes em animais em sua produção.

Na alimentação, os selos de certificação também facilitam o dia a dia dos consumidores que buscam alimentos orgânicos ou procuram produtos sem nenhum ingrediente de origem animal.

Embalagem do Açúcar Caravelas avisa que é feita de plástico verde. Foto Divulgação

Embalagem do Açúcar Caravelas avisa que é feita de plástico verde. Foto Divulgação

Mais um exemplo é o aviso “I’m Green” (sou verde), estampado na embalagem da marca de açúcar Caravelas. Ele chama a atenção do consumidor para o invólucro, que é feito com plástico verde 100% renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/estilo-de-vida/produtos-granel-ganham-espaco-nos-mercados/