Crianças com deficiência auditiva ganharam a primeira animação totalmente em libras, a língua brasileira de sinais. O desenho, chamado “Min e as Mãozinhas”, foi lançado em um canal do YouTube e, em apenas um mês, o primeiro episódio teve mais de 240 mil visualizações.

A ideia foi desenvolvida pelo designer Paulo Henrique dos Santos com o objetivo de promover a inclusão de crianças surdas e mostrar que elas brincam e se divertem da mesma forma. Para desenvolver as histórias, o criador contou com o apoio de professores e intérpretes de libras.

"Min e as Mãozinhas", primeiro desenho em libras. Reprodução

“Min e as Mãozinhas”, primeiro desenho em libras. Reprodução

Além de se comunicar com as crianças com deficiência auditiva, a animação também ensina sinais de libras para aquelas com audição preservada.

O desenho em libras é indicado para crianças de três a seis anos e conta a história de Yasmin, uma menina surda mais conhecida como Min. No episódio piloto, ela entra em uma floresta e se comunica com os animais por meio de sinais.

Paulo, que já trabalhou na produção de desenhos como “Turma da Mônica” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”, teve a ideia de criar o desenho em libras depois que, durante uma festa de casamento, enfrentou dificuldade para se comunicar com uma pessoa surda com quem dividia a mesa.

O diretor agora busca patrocínio para levar o projeto adiante. Caso consiga apoio financeiro, ele planeja lançar mais 13 episódios. Confira o primeiro episódio completo na página oficial no Youtube.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/bonecos-de-pano-pela-inclusao/