Já está em plena operação no Piauí a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina. O Parque Solar Nova Olinda, da empresa Enel Green Power Brasil, tem cerca de um milhão de painéis.

A usina é resultado de um investimento de US$ 300 milhões e levou 14 meses para ser construída. Ela ocupa uma área de 690 hectares (equivalente a 700 campos de futebol) na cidade de Ribeira do Piauí, localizada a cerca de 400 km da capital Teresina.

O Parque Solar Nova Olinda foi instalado em uma região de clima semiárido e recebe altos níveis de radiação solar durante todo o ano. Segundo a empresa, a usina tem capacidade de gerar 600 GWh ao ano, suficiente para abastecer 300 mil residências.

A construção fica próxima ao Parque Nacional da Serra da Capivara e perto de uma área de comunidades quilombolas. De acordo com a Enel, a construção foi acompanhada de ações sociais e sustentáveis junto às comunidades, incluindo a capacitação e contratação de pessoas, aumentando a geração de renda local, e o apoio a benfeitorias em escolas e praças das comunidades.

Parque Solar Nova Olinda. Foto Divulgação

Parque Solar Nova Olinda. Foto Divulgação

O Parque Nova Olinda, no entanto, deve perder o título de maior do continente em 2020. A mesma empresa já deu início ao projeto de construção do Parque Solar São Gonçalo, também no Piauí. Quando entrar em operação completa, esta será maior planta solar da América do Sul, com capacidade de geração de 1.200 GWh por ano.

Além do Parque Solar, o Piauí também se destaca no país na produção de energia eólica, com mais de 35 parques em funcionamento e diversos outras em construção.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/conheca-tecnologia-limpa/