O plástico descartado está se tornando um material abundante em todo o planeta e despertando a criatividade de pesquisadores e empresários que, preocupados com o futuro do planeta, buscam novas formas de aproveitar esse material. E uma ideia que já está a pleno vapor nesse mercado é o feltro sustentável.

O feltro feito a partir de garrafas PET reaproveitadas foi desenvolvido pela empresa brasileira Feltros Santa Fé e já vem sendo usado pela indústria nacional e por artesãos.

Feltro sustentável da empresa Santa Fé, feito com plástico. Foto Divulgação

Feltro sustentável da empresa Santa Fé, feito com plástico. Foto Divulgação

Segundo a empresa, cada metro quadrado do feltro sustentável consome 12 garrafas PET. Dessa forma, todos os meses a Santa Fé recicla 41 milhões de garrafas plásticas no país. Todo o material é adquirido em cooperativas de reciclagem.

Feltro é um material versátil, utilizado em construção civil e decoração, pela indústria moveleira e de calçados, além de artesanato.

As garrafas PET são transformadas em feltro depois de serem lavadas e trituradas. Após secos, os pedaços pequenos de plástico são submetidos a altas temperaturas para serem convertidos em uma massa uniforme e, com ela, é produzido o filamento que dá origem ao feltro.

Artesã trabalha com feltro sustentável da empresa Santa Fé. Foto Divulgação

Artesã trabalha com feltro sustentável da empresa Santa Fé. Foto Divulgação

Para espalhar a informação e aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem, a Santa Fé ensina seus consumidores a determinar quantas garrafas PET seu trabalho aproveitou. Como cada garrafa tem 12 gramas, os artesãos são estimulados a pesar sua peça final e dividir por 12. Assim, ao divulgar o seu trabalho, eles podem contar ao seu cliente quantas garrafas ele está ajudando a retirar da natureza.

Leia também:

Queniano constrói barco com chinelos reciclados