Para nós notícia é aquela que mostra a potência que existe em cada ser humano.

Provando que educação e oportunidade são capazes de mudar uma trajetória de vida, o jovem Jonathan Felipe da Silva Santos, ex-interno da Fundação Casa, foi premiado na Feira de Ciências da Secretaria de Educação de São Paulo em 2016.

Na competição estadual, aberta a alunos dos ensinos fundamental e médio de São Paulo, Jonathan apresentou um novo composto feito com resíduos de giz escolar que é capaz de corrigir a acidez do solo. O projeto foi desenvolvido quando ele cumpria medida socioeducativa na Fundação Casa e recebeu o prêmio de revelação.

Jonathan Felipe da Silva Santos com a professora Andréia Chiarioni Meiado. Foto Daniel Guimarães/Divulgação

Jonathan Felipe da Silva Santos com a professora Andréia Chiarioni Meiado. Foto Daniel Guimarães/Divulgação

O jovem estudante é da cidade de Araçatuba e ficou internado na fundação durante sete meses, após ser apreendido com uma moto roubada. Ele teve a ideia para o projeto durante as aulas de química que recebeu na instituição.

Um de seus professores neste período foi Andréia Chiarioni Meiado, que acompanhou o jovem na premiação.

“Um pedaço de giz mudou a minha vida e isso também incentivou meus colegas a criarem projetos lá dentro”, disse Jonathan ao receber o prêmio. “Agradeço muito à minha professora que me incentivou e acreditou em mim”.

Já fora da Fundação, Jonathan segue cursando o ensino médio e trabalha com a família na lavoura. Para o futuro ele planeja uma carreira como médico veterinário.

Leia também:

Detentos de São Paulo têm aulas de crochê