Se você tivesse 21 dias para mudar o mundo, o que você faria?

“21 dias para mudar o mundo” é o nome da palestra que a espanhola Marie Reig criou em 2017. De lá pra cá, já a apresentou em cidades como Berlin, Londres e Zurique e, em junho deste ano, arrancou aplausos de uma plateia carioca reunida no Parque Lage, no Rio de Janeiro, para o festival de sustentabilidade Livmundi.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

“O mundo é feito de mudanças, não existe um segundo sem algum tipo de mudança. E o importante não é se perguntar se é possível mudar, mas por que queremos mudar?

A frase é de Marie, ou Maria, nascida em Lérida, na Espanha, humanista com MBA na Berlin School, uma das escolas de líderes criativos mais importantes do mundo. O mestrado aconteceu em 4 módulos, incluindo viagens a Tóquio, Shangai e Estados Unidos.

Conversamos com Marie em um hotel em Ipanema.

Falar de mudança é com a gente mesmo!

Muda Tudo: Marie, como foi o início dessa jornada?

Marie Reig: “Tudo começou quando eu me perguntei: o que eu posso fazer para gerar impacto positivo? Eu sofro da síndrome de tentar mudar o mundo e o que eu queria fazer era espalhar um vírus positivo por aí.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

Muda Tudo: E como se começa a mudar o mundo?

Marie Reig: A gente precisa desenvolver a melhor versão de nós mesmos. Colocar o fator humano no centro de tudo. E eu tenho uma visão de um mundo em que o ego não domina as relações. Esse é o meu drive: tudo gera impacto na nossa sociedade e nada pode ser conquistado individualmente.

Muda Tudo: Exatamente o nosso slogan: a atitude individual muda tudo no coletivo.

Marie Reig:  Nada do que eu vou dizer é novo. Você já leu, já ouviu, mas a gente tem a tendência de esquecer.

Muda Tudo: Maria, além de ser palestrante, você trabalha como técnica de som em grandes eventos. Como uma coisa tem a ver com a outra?

Marie: Comecei trabalhando em televisão, estirando cabos em eventos. Isso me ajudou a entender a comunicação desde as entranhas. Como técnica de som, coloquei microfone em pessoas que são excelentes comunicadores. Escutando eles falarem, eu aprendi muito. Isso me ajudou a me entender e a usar o meu talento comunicativo.

Muda Tudo: E foi daí que nasceu a palestra?

Marie Reig: Eu sou uma pessoa muito tímida, e sempre usei o dom comunicação para os outros. Mas desde a escola meus amigos me diziam: vai lá e fala pela gente. Um dia, em janeiro de 2017, a Andrea Serrano, diretora de um evento no Equador chamado Reinvention, depois de ver uma apresentação minha de dois minutos, me disse: “você em 60 minutos no festival do ano que vem.“ E eu perguntei: mas do que você quer que eu fale? E ela me respondeu: “Fala do que você quiser.” Daí nasceu 21 dias para mudar o mundo. E de repente eu me vi em um palco falando para mais de 1.000 pessoas.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

Muda Tudo: Então foi uma daquelas oportunidades que mudam a nossa vida…

Marie Reig: Eu usei aquele momento como se fosse a única oportunidade que eu tinha para dizer alguma coisa importante para o mundo. A vida é feita de atitudes, aproveitar oportunidades. E mais do que isso: sempre que existe um problema, existe uma oportunidade. Esqueça que você tem muitos problemas, pense que você tem muitas oportunidades. Oportunidade é usar a sua criatividade, sua capacidade de conectar pontos.

Muda tudo: E como foi que você descobriu o que tem para dizer ao mundo?

Marie Reig: Eu sou uma pessoa muito reflexiva, viajo muito e sempre vou escrevendo coisas. A palestra nasceu basicamente de duas viagens de trem, em que deixei o inconsciente trabalhando e coloquei todos os pontos em um documento caótico que para mim eram essenciais. Assim eu construí 21 dias para mudar o mundo. 21 dias é uma coleção de desenhos, com ideias que vou simplificando ao máximo, até ficar muito claro. Eu me frustrei muito estudando, lendo sobre filosofia e não entendendo nada. Por que as pessoas falam de um jeito tão complicado?

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

Muda Tudo: E 21 dias mostra como mudar o mundo?

Marie Reig: Bem, é uma caixa de ferramentas…

Muda Tudo: Agora, explica uma coisa: como uma pessoa que se diz tímida fala em público como você?

Marie Reig: Sou tímida para falar de mim. Eu trabalhei em estádios com 100.000 pessoas, com transmissões ao vivo, e aprendi a sentir a energia desses espaços e me sentir cômoda. Claro que eu não era o foco nesses momentos, mas aprendi a navegar pelo público e isso foi o mais desafiador. Agora, quando se trata de dizer algo importante para os outros, a responsabilidade fica acima de tudo. Quando eu preciso dar voz a algo que é importante, eu levanto a mão e falo. Isso sai de dentro de mim.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

Muda Tudo: E como a palestra mudou a sua vida?

Marie Reig: Me ajudou a lembrar do que é importante. Por isso toda a apresentação é feita de notas de memória. Me ajudou também a ter meus próprios insights, muito mais presentes, me ajudou a crescer. Cada cidade, cada audiência, cada feedback, digital, analógico, me ajuda a entender como uma mesma mensagem chega de diferentes formas para as pessoas, como cada um fica com algo diferente. Como humanista e comunicadora, o que mais me interessa é ver o impacto que a palestra gera nas pessoas.

Muda tudo: Os desenhos são seus?

Marie Reig: Sim. Mas essa sua pergunta me lembrou a de um colega: a palestra é sua? Eu sou só a mensageira. Se a mensagem ressoou em uma pessoa é porque isso já estava dentro dela. Não é um triunfo meu, é algo compartilhado. Eu faço um coaching para você e você para mim. É uma troca, um processo 100% compartilhado. São as pessoas que me fazem ser quem eu sou.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

Muda Tudo: E seu houvesse um só desenho para ensinar como mudar o mundo, qual seria?

Marie Reig: Seria o coração atômico, quando falo do talento. Isso sintetiza tudo. Amor pode ser mal interpretado, prefiro falar de coração. A única maneira de convencer o outro é falar com o coração. All we need is love.

Marie Reig, 21 dias para mudar o mundo

10 frases da Marie para nos lembrarmos todos os dias:

  • Mantenha sua sede, beba a água da curiosidade
  • Faça perguntas constantemente
  • Abra seus olhos, seu ouvidos, sua mente e seu coração
  • Observe o que acontece nas entrelinhas, deixe que novas ideias entrem na sua cabeça
  • Para cada pensamento negativo, tente pensar em 3 aspectos positivos
  • As coisas mais importantes da vida são intangíveis, não podem ser compradas
  • Nós somos os jardineiros da nossa imaginação
  • O primeiro passo para você fazer acontecer é ser capaz de enxergar. Se você pode ver, você pode alcançar
  • Meu verdadeiro potencial ainda não é conhecido: esse tem que ser o seu mantra
  • Você só tem 21 dias para mudar o mundo

Veja no Muda Tudo:

https://mudatudo.com.br/o-mundo-nao-precisa-de-mais-residuos/