Faixas de pedestres coloridas deixam ruas de Madri mais seguras

Criadas para dar segurança aos pedestres no momento de atravessar uma rua ou avenida, as faixas com listras brancas da cidade de Madri, na Espanha, foram transformadas em arte nas mãos do búlgaro Christo Guelov.

Batizado de “Funnycross” (“Passagem divertida”, em português), o projeto enfeita faixas de pedestres com figuras coloridas em diversos padrões geométricos, como círculos e triângulos. Tudo com o objetivo de animar os famosos “cruzamentos zebra”, como define o artista, trazendo à tona espaços que passam despercebidos no dia a dia.

Faixa de pedestres colorida pelo búlgaro Christo Guelov
Faixa de pedestres colorida pelo búlgaro Christo Guelov. Foto de divulgação.

Agora, quem caminha pelas ruas da metrópole espanhola não tem como ignorar as faixas e, assim, redobra a atenção. Tanto que algumas das travessias de cores fortes foram feitas propositalmente perto de três escolas públicas.

Morador de Madri, o artista búlgaro afirma que muito mais que artístico, o objetivo de sua intervenção urbana é fazer com que o público vivencie a obra, cuja metáfora escolhida por ele é “uma ponte entre duas margens”. Sua ideia é “instigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros”, criando assim uma “nova presença”.

Madri, na Espanha, com as faixas de pedestre pintadas pelo artista.
Madri, na Espanha, com as faixas de pedestre pintadas pelo artista.