Carol Cronemberger: nova colunista do Muda Tudo

A chef de cosmética Carol Cronemberger é agora nossa colunista e vai nos dar dicas preciosas de beleza sustentável.  Carol é uma brasileira pós-doutorada em física por quem é impossível não se encantar. O encanto começa pelos enormes olhos verdes e logo se descobre que eles são apenas as janelas de sua alma.

Carol Cronemberger

 

Depois de morar cerca de 10 anos na Europa (estudando e trabalhando), Carol voltou para o Brasil em 2014 para fazer fulltime o que ama: ser chef cosmetique, ou seja, Chef de cosmética. Ela tem um laboratório, no Rio de Janeiro, onde cria cremes, shampoos, desodorantes, protetores solares, batons e por aí vai. Tudo de maneira supernatural, sem usar ingredientes químicos que provocam danos à nossa pele e ao meio ambiente, como metais pesados, óleos minerais e conservadores. Em seu laboratório, só entram ingredientes que muita gente chama de “natureba” mas que deviam ser chamados de “sustentáveis”. São óleos extraídos de flores e plantas, mel, vinagre de maça, bicarbonato de sódio, limão…

 

O objetivo de Carol é promover mudanças no nosso consumo.

“Quando a gente muda, a gente muda o que está a nossa volta. Meu avô sempre me dizia que o público é mais importante do que o privado. Acho que foi o maior ensinamento e talvez o que mais transformou meu jeito de ver a vida”

Perfeito para o MUDA TUDO, né?

Entrar no atelier/laboratório de Carol é testemunhar uma explosão de cores e perfumes. Mas como nem todo mundo pode ir até lá, nós decidimos trazer até você um pouco deste universo mágico. A Carol Cronemberger começa esta semana uma coluna aqui no nosso site, na qual ela vai nos contar histórias interessantes do seu dia-a-dia de chef cosmetique, vai nos dar dicas de como fazer produtos naturais para usar no nosso corpo, lavar a nossa casa, nossas roupas e, acima de tudo, cuidar do nosso planeta, como proteger os corais dos nossos mares (tese do pós-doutorado dela).

Carol Cronemberger

 

Para você conhecer um pouco mais sobre a nossa colunista, veja a entrevista que fizemos com ela. E, depois, engrene na primeira coluna: uma listinha básica de produtos coringa para ter em casa! ( leia logo depois da entrevista).

Carol Cronemberger no Muda Tudo #1

Ninguém precisa ter um arsenal de ingredientes naturebas caríssimos e raros para melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de cosméticos em casa.

Existem produtos que são coringas e fáceis de encontrar que podem ajudar na sua busca por simplificar a vida.

Aqui vai a listinha do que não pode faltar aqui em casa.

Bicarbonato de Sódio: Pode ser usado como desodorante, para escovar o dente, para limpar a casa, para tirar cheiro da geladeira, para limpar prata, para limpar o cabelo (usado no lugar do shampoo) e misturado a hidrolatos para limpar o rosto. Ufa! Incrível!

Vinagre de maçã : outro indispensável para limpeza do cabelo (amacia, dá brilho e condiciona), ótimo tônico para o rosto, ótimo para complementar a limpeza intima. Tira cheiro das axilas. Idealmente 50% do produto.

Hidrolatos : Carregam incríveis propriedades (parecidas com as dos seus respectivos óleos essenciais ), limpam, tonificam e refrescam a pele do rosto. Podem ser usados puros ou misturados. Exemplos ótimos são a água de rosas e água de flor de laranjeira que normalmente se encontra em casas de produtos árabes.

Glicerina : Um amaciante leve para seus produtos. Devem ser usados com concentração até 10% do produto.

Própolis : Cicatrizante, bactericida, fungicida e antibiótico. Bom para qualquer ferimento, espinha. Pode ser usado puro ou misturado. (Não é próprio para ser usado por veganos)

Mel: Um ótimo substituto ao sabonete facial. Hidrata, amacia e limpa a pele.

Café: meu esfoliante favorito! Tanto para o corpo quanto para o rosto. Uso com mel e óleos vegetais.

Óleos vegetais : servem para amaciar, proteger, hidratar e nutrir a pele. Tenha em casa sempre pelo menos azeite e algum mais leve para o rosto. Sugiro cártamo, jojoba, semente de uva. Podem ser usados como demaquilante, hidratantes, e para limpeza do corpo e rosto.

Óleos essenciais : Lavanda, Alecrim, Hortelã, Laranja doce, Sândalo, Tea tree são alguns dos óleos essenciais ótimos e super versáteis para ter em casa. Apenas a lavanda pode ser usada diretamente sobre a pele, em circunstancias especiais (como uma queimadura recente), normalmente precisam ser diluídos em óleos vegetais carreadores. Cada óleo essencial tem propriedades diferentes.

A lista de produtos naturais maravilhosos que podemos usar (e amar) é muito maior que esta. Aqui só coloquei aqueles mais simples, fáceis e descomplicados para inspirar quem precisa de inspiração e lembrar que nosso poder de escolha é bem mais poderoso do que parece.

Beijos macios e doces!

carolcronemberger.com@gmail.com

https://www.carolcronemberger.com