Conheça o projeto Sikana, uma plataforma de educação colaborativa

Sikana é uma palavra em sânscrito que traz em si dois significados: ensinar e aprender. Foi a partir da ideia de que todos nós temos algo a compartilhar, que um grupo de jovens idealistas partiu em uma expedição pelo mundo para registrar os conhecimentos práticos de diversas comunidades e criou o  www.sikana.tv. A proposta, desde o início, era criar vídeos educativos para melhorar a vida das pessoas. Como os ensinamentos vêm de moradores das próprias comunidades,  os vídeos servem ao bem comum, passando de geração em geração os costumes locais.  Mais do que tudo, é uma forma de documentar a cultura de diferentes partes do planeta.

“Estamos fazendo uma odisseia, tal qual Jacques-Yves Cousteau. Se no futuro um marciano chegar aqui na Terra e vir os vídeos da Sikana, ele vai entender perfeitamente como é ou era a vida do ser humano,” diz o entusiasmado Florian Fournier, um dos fundadores da plataforma. O francês, que abriu mão do cargo de diretor de marketing na Apple para ser um empreendedor social, revelou para o MUDA TUDO os desafios à frente da SIKANA.

E olha o nosso prestígio! Nos 5 anos de existência é a primeira vez que alguém da plataforma dá uma entrevista para divulgar o projeto. O que antes seria um contrassenso para um profissional da área de marketing, hoje faz todo o sentido para Florian. “Não adiantava apresentar uma enciclopédia vazia. Por isso colocamos foco na produção. Em 5 anos criamos 2.300 vídeos em 10 idiomas.”

 

Assista ao bate-papo completo com este “mudador” Florian Fournier!