Vida sustentável: 5 dicas de André Carvalhal

Tornar nosso dia mais sustentável estando super na moda é mais do que possível. Quem diz isso é o ex-diretor de marketing da FARM e idealizador da AHLMA, André Carvalhal. André é um questionador da relação do homem com o consumo e trabalha duro para que sejamos todos mais responsáveis  social e ambientalmente. Ele conta que estava vivendo um momento infeliz no trabalho, apesar de ser um profissional super reconhecido e que depois dez ano na grife FARM, decidiu mudar tudo. Após conhecer a Amazônia e a Índia, onde retormou práticas como ioga e meditação, ele deixou o cargo de diretor de marketing da marca carioca e buscou por novos desafios.

Pensando no lema “moda com propósito”, André propôs um consumo mais consciente de moda, com tecidos orgânicos e biodegradáveis, e atuando de forma mais colaborativa. Com base nessa experiência, ele montou cinco dicas para tornar seu dia a dia mais sustentável:

Homem passando camisa a ferro. Dica de vida sustentável
A forma de passar roupas pode influenciar o uso das mesmas. Foto: Pixabay.

1. Pensar na redução de plásticos e embalagens

Como nem todas as embalagens dos itens que consumimos são recicláveis, é importante reduzir ao máximo seu consumo, afim de evitar um maior desequilíbrio ecológico.

2. Cuidar do nosso lixo

Apesar de mais comum, ainda existe quem não separe os resíduos orgânicos dos outros descartados. E é importante lembrar que é possível usar composteiras para fazer adubo caseiro com os restos de comida.

3. Consumo de moda

Sempre que for adquirir uma peça nova, é importante se questionar e pesquisar de onde vem cada item e onde são produzidos, para entender seu impacto ambiental.

4. Limpeza da casa

Avalie os produtos de limpeza utilizados, pois muitos possuem componentes químicos que contaminam a água. Busque sempre pelas versões com menos impacto ambiental.

5. Pós consumo

As formas de lavar, passar e guardar as roupas influenciam o tempo de uso e descarte. Nas palavras de André, é possível, por exemplo, colocar a calça jeans no congelador por alguns dias e, graças a baixa temperatura, ela irá eliminar as bactérias sem a necessidade de usas produtos químicos.

Se você quiser saber mais sobre moda sustentável, não deixe de ler o livro de Amdré Carvalhal, Moda com Propósito. É muito legal!

capa do livro Moda com Propósito de André Carvalhal - vida sustentável
Capa do livro de André Carvalhal. Foto: divulgação

 

Veja também no Muda Tudo:

http://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/nao-comprem-nada-diz-estilista-vivienne-westwood/

http://mudatudo.com.br/vida-sustentavel/doar-fashion-os-3-rs-da-sutentabilidade/