Plantio de árvores é meta em corrida na Colômbia

Uma corrida realizada nesse domingo (18), em Bogotá, Colômbia, resultou em muito mais do que um pódio de atletas realizados por terem completado o trajeto de 3 ou 10 quilômetros. A vitória estava antes mesmo da linha de largada. Isso porque a inscrição de cada corredor significou 3 mudas de árvores! Daí o nome do evento, Carrera Verde Colombia (Corrida Verde Colômbia).

Na edição desse fim de semana, participaram 5.000 pessoas,  ou seja, 15.000 árvores vão ser plantadas para reconstruir florestas desmatadas. O primeiro plantio está previsto para acontecer no 21 de março, Dia Internacional das Florestas, criado com o objetivo de conscientizar a população mundial da importância dos ecossistemas florestais.

cartaz da Carrera Verde colombiana 2018
Cartaz da Carrera, edição 2018

A Carrera Verde, em prol da conservação e restauração das florestas colombianas é realizado há 4 anos pela fundação colombiana Natura, uma organização da sociedade civil dedicada há mais de 30 anos à preservação e ao uso da biodiversidade, gerando benefício social, econômico e ambiental.  A ONG conta com o apoio do Grupo Argos, que articula recursos públicos e privados para gerar impacto no tema da conservação do meio ambiente.

pessoas participando da Carrera verde, na Colômbia
Foto: Facebook Carrera Verde Colombia

A corrida chama atenção dos cidadãos para a importância dos bosques colombianos na preservação do nosso planeta. A Colômbia perde a cada hora 20 hectares de bosques (200 mil metros quadrados) e cada dia mais todos estão convencidos de que para obter resultados positivos a comunidade precisa participar ativamente.

mulher plantando muda de árvore
Foto: Carrera Verde, plantio de 2017

Em termos mundiais, a cada ano são cortados 13 milhões de hectares de matas para abrir espaço para a pecuária, a agricultura, cidades, estradas, exploração de minas…

trator devastando floresta
Foto: Pixabay

Como resultado das três primeiras edições da Corrida Verde, foram plantadas 84 mil árvores nas Reservas Biológicas da Fundação Natura colombiana (reservas Encenillo, El Silencio e Cachalú), além das áreas metropolitanas de Medellin.

pessoas plantando árvores na Colômbia
Foto: Carrera Verde

Agora em 2018, mais 15.000 serão plantadas como resultado da corrida. Ah, e este número vai crescer, porque no dia 15 de abril tem outra Carrera Verde, desta vez em Medellin.

corredor cruzando linha de chegada da Carrera Verde, na Colômbia
Foto: Facebook Carrera Verde Colombia

Veja mais sobre plantio de árvores no Muda Tudo:

Brasileiro viaja o mundo plantando árvores nativas