Chuveiros permitem banho longo com apenas 10 litros de água

Um chuveiro que limpa e reaproveita a própria água durante o banho promete resolver o problema de quem gosta de duchas longas sem culpa. Para isso, dois modelos desenvolvidos em lugares diferentes do mundo usam apenas 10 litros de água para um banho praticamente sem limite de tempo.  No Brasil, o Showeair foi criado pelo engenheiro mecatrônico paulista Pedro Ricardo Paulino, enquanto o aparelho semelhante Showerloop foi desenvolvido na Finlândia.

Em um banho normal são usados, em média, 6 a 10 litros de água por minuto. Nos novos chuveiros, a estrutura coleta a água pelo piso. Em seguida, a água passa por uma série de filtros para ser reaproveitada imediatamente, inclusive filtros de carbono ativado e luz ultravioleta para esterilização.

Além de usar pouca água, ambos aparelhos também economizam energia elétrica, uma vez que a água, depois de aquecida pela primeira vez, exige menos energia para se manter quente durante o resto do banho.

O Showerloop já está à venda na Europa e possui tecnologia livre. Instruções para montar o chuveiro estão disponíveis no site oficial e podem ser reproduzidas em qualquer parte do mundo sem custo para o inventor, sendo apenas necessário citar a Showerloop como fonte.

Mais informações sobre o nacional Showeair estão disponíveis no site showeair.com.