Obama! Empreendedor baiano é destaque em visita de ex-presidente

Dizem que baiano não nasce, estreia. No caso de Paulo Rogério Nunes a citação não poderia ser mais verdadeira. O baiano de 35 anos, que nasceu no Subúrbio Ferroviário, região da periferia de Salvador, foi o único nordestino presente no seleto encontro com Barack Obama durante o Fórum Cidadão Global, em São Paulo. O ex-presidente americano foi o principal palestrante do evento que teve como tema, “Mudar o mundo? Sim, você pode!,” numa alusão ao famoso slogan de sua campanha eleitoral, “Yes, we can!” E Mudar o mundo é com a gente mesmo. Prova disso é que o Muda Tudo saiu na frente de Obama e esteve com Paulo Rogério uma semana antes do Fórum para gravar uma matéria especial sobre seu mais novo empreendimento, inspirado no Vale do Silício, o Vale do Dendê! Mas essa história espetacular vai ser publicada só na semana que vem. Hoje o assunto é: Paulo Rogério, do subúrbio soteropolitano ao encontro com Obama. Falamos com este baiano retado por telefone.  Ó paí ó!

Obama Foundation Meeting October 5th, 2017. Sao Paulo - Foto: Anna Carolina Negri
Obama Foundation Meeting October 5th, 2017. Sao Paulo – Foto: Anna Carolina Negri

MT (por telefone) – Paulo, como foi o encontro com Obama?

PR- Um sonho! O Obama sempre foi uma referência na minha vida, a trajetória dele, o trabalho que fez em Chicago… Pra você ter uma ideia, no dia da posse dele eu pedi a um amigo que mora nos Estados Unidos para comprar todos os jornais americanos. Tenho eles guardados comigo até hoje. Tenho ainda outras lembranças dele,  o meu diploma do Programa Fullbright é assinado por ele e hoje sou consultor afiliado ao Berkman Klein Center, centro de pesquisa de Harvard, universidade na qual ele se formou.

MT- Que demais! Você sentou-se ao lado dele no encontro, vocês chegaram a trocar uma ideia?

PR – Sim, pude falar da questão afro no Brasil, da pouca representatividade da raça negra na mídia. Disse a ele que temos que trazer a Oprah (Oprah Winfrey) pra cá (risos).

MT- E ele?

PR – Ele riu… O convidei também para conhecer Salvador, disse que ele ficaria impressionado com a diversidade e riqueza cultural da cidade. Ele sorriu, ouviu mais no encontro do que falou. Mas no final convidou o grupo, éramos 11 pessoas, para sermos os conselheiros informais no Brasil da Fundação que ele está criando.

Obama Foundation Meeting October 5th, 2017. Sao Paulo – Foto: Anna Carolina Negri

MT – Que incrível, já estou te vendo trabalhando ao lado de Obama, na verdade, estou te vendo como o Obama do Brasil! Além de ter sentado ao lado dele, você estava com uma camisa igual!

PR – É mesmo, muita coincidência (risos) Mas a minha missão é o empreendedorismo social, é isso o que eu gosto de fazer.

MT – Mas nada impede…

PR – É verdade (risos) Mas primeiro Salvador, Bahia, depois, quem sabe? …

Este é Paulo Rogério, uma pessoa que não vê limitações quando se trata de mudar a realidade. Sim, ele pode! A incrível trajetória deste Mudador você vai ver na matéria especial sobre o Vale do Dendê. Aguarde!