Brasileiro cria casa sustentável feita em seis dias

O brasileiro Kleber Karru desenvolveu o projeto de uma casa sustentável que é feita com um custo 25% mais baixo em comparação a uma casa comum. A iniciativa é uma parceria com o espanhol Eugen Fudulu, fundador da empresa Open MS.

A primeira construção, uma casa modelo de 44 m2 capaz de acomodar uma família de quatro pessoas, foi erguida em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). E, após a instalação dos alicerces, ela levou apenas seis dias para ser terminada.

A casa possui uma estrutura de aço inoxidável coberta por camadas de materiais diversos, montados com nanotecnologia e a ajuda de uma máquina que promete zero desperdício.

Casa sustentável Open MS. Foto de divulgação

Com o uso de espuma e fios de vidro na construção, a construção oferece isolamento acústico e térmico, mantendo uma temperatura média no interior. Os materiais também são resistentes a fogo, água e cupim. O acabamento pode ser feito em azulejo, látex ou textura (grafiato).

Completando o projeto, a casa possui placas solares no teto, para a geração de energia, purificador de água e outro de ar.

O objetivo dos criadores é oferecer essa opção de moradia a pessoas de baixa renda, que também seriam empregadas na construção. Segundo Karru, com um número maior de trabalhadores, cada residência poderia ser erguida em um único dia.