Casa container reaproveita materiais na Indonésia

Imagine construir uma casa utilizando containers usados, que provavelmente já viajaram o mundo transportando os mais diferentes produtos. Foi essa a ideia que motivou a criação de uma residência, localizada em Bekasi, na Indonésia.

Planejada pelos arquitetos do ateliê Riri para abrigar um casal e seus dois filhos, a casa foi erguida utilizando quatro containers usados sobrepostos e cruzados em uma área de 150m². Tudo foi estruturado por madeiras recuperadas de outras construções.

Fachada da casa feita com containers na Indonésia. Foto reprodução.

Cientes de que os containers são péssimos isolantes acústicos e favorecem o calor, foram utilizadas diferentes técnicas, como uma camada de lã de vidro disposta entre a cobertura e o forro de madeira e o uso de vegetação e de materiais isolantes térmicos.

Além disso, o projeto, com foco na reciclagem e simplicidade, manteve os móveis sem acabamento, as paredes sem reboco – com tijolos pintados – e o piso feito com concreto polido.

Cheia de espaços abertos, que favorecem a iluminação e a ventilação, a residência conta com uma brinquedoteca, uma sala de relaxamento para os pais e um terraço recreativo.