Como a tecnologia pode mudar o setor de transportes

Se aplicativos de táxi e de transportes alternativos, como o Uber e o Cabify, revolucionaram a forma como as pessoas se deslocam pelas cidades nos últimos anos, outras formas de tecnologia prometem chacoalhar ainda mais o setor.

Entre as novidades que despertam mais interesse do público destacam-se o hyperloop e os carros sem condutor. O hyperloop, idealizado por Elon Musk, consiste em um sistema de tubos de baixa pressão, onde cápsulas aerodinâmicas e de alta resistência poderão flutuar sobre um fluxo constante de ar pressurizado.

Dentro desse tubo será mantido um vácuo parcial, reduzindo assim a resistência do ar e fazendo com que as cápsulas atinjam até 1.200 km/h. Em termos práticos, essa nova tecnologia, se aplicada no Brasil, permitira que uma viagem entre São Paulo e Belo Horizonte fosse feita em apenas meia hora.

No momento o projeto do hyperloop ainda está no papel. Para tornar sua primeira linha real, cuja meta é conectar as cidades de Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, seu criador precisa arrecadar um investimento de US$ 7 bilhões.

Projeto do hyperloop, o tubo que promete transportar pessoas a até 1.200 km/h.
Projeto do hyperloop, o tubo que promete transportar pessoas a até 1.200 km/h. Foto de divulgação.

Já os carros sem condutor encontram-se em outro momento. A ideia, que consiste em desenvolver sistemas que combinem sensores, câmeras, radares e dados de mapeamento para trafegar, já encontra avanços na indústria automobilística.

Acredita-se que um dos maiores entraves para os carros inteligentes é a segurança dos passageiros e dos pedestres, uma vez que ainda não desenvolveram um programa capaz de lidar e de prever as situações possíveis de uma estrada, envolvendo outros motoristas.

Mas o projeto de carros sem condutor avança a todo vapor. A Tesla Motors possui um tipo de piloto automático, que é capaz de dirigir e de estacionar um carro sozinho, enquanto a General Motors já anunciou que deve introduzir um recurso semelhante em alguns de seus modelos.