Empresa carioca produz embalagens sustentáveis a partir da mandioca

E se houvesse uma opção de embalagem descartável que, diferentemente das produzidas com isopor ou plástico, fosse totalmente biodegradável? Pois ela existe e é fabricada aqui mesmo, mais precisamente no Rio de Janeiro pela CBPAK.

A empresa, fundada em 2002, é responsável pela produção de cerca de dois milhões de embalagens feitas a partir da mandioca, como copos, potes e bandejas. E o mais importante: todas elas biodegradáveis e descartáveis.

Série de copos fabricados a partir da mandioca.
Série de copos fabricados a partir da mandioca. Foto divulgação.

Mas chegar à fórmula desse produto, cujo objetivo é diminuir ao máximo os impactos ambientais, tanto no descarte quanto na produção, custou aos envolvidos um investimento próximo aos R$ 10 milhões e mais quatro anos de pesquisas.

Porém, ao trabalhar no desenvolvimento de um material feito com a base do amido de raiz, a CBPAK conseguiu criar uma embalagem capaz de comportar líquidos – algo até então idealizado, mas não atingido.

Por conta do sucesso atingido ao unir gestão de negócios com desenvolvimento sustentável, a empresa ganhou o Prêmio Finep de Inovação 2013 na categoria Inovação Sustentável.