A campanha #ovalordanatureza, realizada em 5 países das Américas, ganha a participação do Brasil no próximo dia 8, sábado, em São Paulo. A campanha, que está sendo lançada oficialmente pelo Youth Congress for Sustainable Americas (YC4Americas), com apoio da ONG The Nature Conservancy (TNC), tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza no combate à mudança climática no mundo. O lançamento foi pensado para acontecer em datas próximas ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado hoje, dia 5 de junho.

Árvore com faixa da campanha #elvalordelanaturaleza, no Peru

Árvore com faixa da campanha O valor da natureza, no Peru

Youth Congress for Sustainable Americas

A campanha #ovalordanatureza é a primeira grande ação internacional do Youth Congress for Sustainable Americas (YC4Americas), grupo formado por jovens líderes de mais de 10 países americanos – do Canadá à Argentina, que buscam soluções sustentáveis para o planeta.

Patricia Salamonde e Ana Luiza Prudente, fundadoras do Muda Tudo, estão entre os delegados do YC4Americas que, pelo menos uma vez ao ano, se reúnem presencialmente em algum país americano. O último encontro foi em Montreal, no Canadá e o anterior da Cidade do México.

Delegados do Youth Congress reunidos em 2018, em evento no México

Delegados do Youth Congress reunidos em 2018, em evento no México

O grupo foi criado em 2017, durante o evento Biennial of the Americas. A Biennial, principal patrocinador do YC4Americas, é uma organização com sede em Denver, no Colorado (EUA), que trabalha sobre 3 pilares: arte, cultura e sustentabilidade. A cada dois anos, a organização realiza um evento interamericano, para promover os 3 temas, e o evento de 2019 já tem data marcada: de 25 a 28 de setembro de 2019, nos Estados Unidos, com eventos especialmente pensados para o YC4Americas.

Empatia em ação, tema da Bienal das Américas de 2019

Empatia em ação, tema da Bienal das Américas de 2019

1 campanha, 5 países

O primeiro evento de lançamento da campanha #ovalordanatureza aconteceu no dia 24 de maio, em Bogotá, capital da Colômbia.

Simon Rios e Lina Rodriguez, do YC4Americas, durante o evento em Bogotá

Simon Rios e Lina Rodriguez, do YC4Americas, durante o evento em Bogotá

No dia primeiro de junho, foi a vez da capital argentina, Buenos Aires.

Delegados do Youth Congress durante o evento em Buenos Aires

Delegados do Youth Congress da Argentina e do Uruguai durante o evento em Buenos Aires

No Peru, diversas cidades realizaram ações para marcar sua participação. Entre elas, Lima.

Maria Alejandra Aguiar, Robin Swanhuyser e Raul Arteaga lançam O valor da Natureza, em Lima

Maria Alejandra Aguiar, Robin Swanhuyser e Raul Arteaga lançam O Valor da Natureza, em Lima

No Brasil, a data marcada para o lançamento da campanha é 8 de junho, em São Paulo, em um evento na A Casa do Parque e no Parque Villa-Lobos, em Alto de Pinheiros, capital. O último país a lançar a campanha é o México, no dia 13 de junho.

convite para o lançamento da campanha O valor da Natureza nos 5 países americanos

Convite para o lançamento da campanha O valor da Natureza nos 5 países americanos

O Valor da Natureza, por cientistas

Segundo cientistas, preservar a natureza é a melhor alternativa para que a temperatura da Terra não aumente mais de 2 graus Celsius (preferencialmente 1,5 graus) até 2030, conforme a meta estipulada pela ONU no Acordo de Paris.

A natureza, dizem os especialistas, é a mais poderosa tecnologia climática que existe e poderá representar 30% de toda a solução que precisamos alcançar até 2030.

Para isso, as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da natureza no combate à mudança climática. Além disso, é preciso consciência de que cada atitude individual pode fazer a diferença. Empresas e governos não são isoladamente responsáveis pela destruição ou pela preservação do meio ambiente. A campanha de conscientização #ovalordanatureza visa a engajar o indivíduo a pensar no coletivo.

Jorge Bellsolá, delegado do YC na Argentina, tem um projeto chamado Seamos Bosques

Jorge Bellsolá, delegado do YC na Argentina, tem um projeto chamado Seamos Bosques

A peça-chave da campanha a ser realizada em São Paulo é a distribuição de fitas que serão colocadas em árvores com a hashtag #ovalordanatureza, chamando a atenção para como as árvores contribuem para preservar o meio ambiente:

  • As árvores são comida, fibra, combustível, água, energia, sombra …
  • Uma árvore adulta tem a capacidade de transpirar 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante que equivale a 5 ares acondicionados, funcionando 5 horas por dia.
  • As árvores têm o potencial de absorver cerca de 10% de todas as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Selfies do bem, selfies que mudam tudo

A ideia da campanha é que as pessoas tirem fotos com árvores (com ou sem fitas) e postem em suas redes sociais com a hashtag #ovalordanatureza #elvalordelanaturaleza #thevalueofnature (os 3 idiomas da campanha).

Campanha O valor da natureza, em Lima

Campanha O valor da natureza, em Lima

 

“Nada melhor do que transformar uma simples selfie, algo muito centrado do indivíduo, em algo que pode mobilizar as pessoas em prol do nosso planeta”, diz Patricia Salamonde. “O nosso país só vai dar uma virada quando pensarmos mais coletivamente e menos individualmente“, completa Ana Luiza Prudente.

O Muda Tudo produz o lançamento da campanha no Brasil, junto à engenheira ambiental Juliana Cardoso, Coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e Paulo Pinho, Doutor em Engenharia Ambiental e presidente da ONG Amigos de Belém, também membros do YC4Americas.

convite para evento em São Paulo

Convite para o evento em São Paulo

O lançamento da campanha no Brasil: A Casa do Parque

A programação em São Paulo vai começar às 9 horas da manhã, com um encontro na A Casa do Parque, instituição multicultural que abriga a coleção particular de arte da paulistana Regina Pinho de Almeida. Regina tem grande preocupação com impacto social e ambiental e acredita na arte como poder transformador da sociedade.

A Casa do Parque, em Alto de Pinheiros, SP

A Casa do Parque, em Alto de Pinheiros, SP

De 9h00 às 11h30, os participantes do projeto debaterão no auditório da A Casa do Parque sobre o tema: “A importância de construir redes para promover impacto”. Paralelamente ao debate, 40 alunos de duas escolas públicas de São Paulo (EMEF City Jaraguá IV e da EMEF Henrique Raymundo Dyott Fontenelle) participarão de uma oficina ligando arte e sustentabilidade.

As inscrições para participar do evento na A Casa do Parque podem ser feitas pelo e-mail contato@mudatudo.com.br e estão sujeitas a disponibilidade.

Ativação da campanha no Parque Villa-Lobos

Às 11h30, o grupo encerrará as atividades na A Casa do Parque e caminhará para o Parque Villa-Lobos, logo em frente, onde ocorrerá a ativação da campanha, com a distribuição de fitas, material explicativo sobre o valor da natureza e onde as selfies e fotos serão feitas.

O evento no Parque Villa-Lobos acontecerá das 11h30 às 13h30 e será aberto ao público. O encontro está marcado no portão 3, na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.025, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Parque Villa-Lobos Foto: Facebook

Parque Villa-Lobos Foto: Facebook

A campanha, prevista para durar até setembro, culminará com a Biennial of the Americas, em Denver, Colorado.

Quem trabalha com sustentabilidade, tem menos de 35 anos e vive nas Américas, pode preencher um formulário (application) para se candidatar a participar da Biennial of the Americas, em Denver, que este ano tem como tema “Empatia em ação”. Os CVs serão enviados a um comitê de seleção e respondidos individualmente. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez7wZEQxtDBOA1a8Ke4F9ElRkj2x0HDeUwEKKrwDqcqRWvjA/viewform)

“Nós, seres humanos, temos uma enorme capacidade de trabalhar em comunidade. O nosso sucesso será proporcional à forma consciente que criamos e produzimos. Esperamos que, com este encontro, conseguiremos criar mecanismos que aumentarão a conscientização das pessoas e fazer com que nos mobilizemos juntos e de forma mais rápida.” (Mark Falcone, Biennial of the Americas)

The Nature Conservancy (TNC)

A campanha conta com o apoio da TNC, organização global de conservação ambiental dedicada à proteção em grande escala das terras e água, que desde 2017 é parceira da Biennial of the Americas e do Youth Congress. Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água da TNC, estará presente no dia da campanha, explicando com dados científicos a importância da preservação da natureza para a mitigação das mudanças climáticas.

Foto de © Juan Arredondo | #TNCLatinoamerica | # TheNatureConservancy

Foto de © Juan Arredondo | #TNCLatinoamerica | # TheNatureConservancy

Parceiros da campanha em São Paulo:

A empresa Natural One vai fornecer os sucos de frutas que serão consumidos durante o evento de lançamento da campanha na A Casa do Parque. Todos os sucos produzidos pela empresa são 100% naturais, à base de frutas e vegetais.

As faixas que serão colocadas nas árvores do Parque Villa Lobos foram feitas com tecidos doados por duas empresas: Ahlma e Ecosimple.

Fundada em 2010 por Claudio Rocha e Marisa Ferragutt, a EcoSimple é uma empresa de conceito inovador que fabrica tecidos para decoração e moda de forma plenamente sustentável. Os tecidos são compostos por 70% de algodão e 30% de PET, ambos reciclados, e dispensam qualquer aditivo químico. O processo produtivo tira proveito de sobras e aparas têxteis, que são separados por cor, medida que preserva a pigmentação já existente e colore os novos fios, além de reduzir o uso de água.

A Ahlma “nasceu com a humanidade e a sustentabilidade latentes em seu DNA”. A produção das peças é feita a partir de tecidos recuperados de estoques de fábricas e materiais certificados, de origem orgânica e livre de crueldade animal. André Carvalhal, diretor co-criativo da marca, dará uma palestra sobre moda e sustentabilidade na próxima Biennial of the Americas, em Denver, Colorado.

Eventos assim mudam tudo! Do jeito que a gente gosta!

Veja a edição de 2017 da Biennial of the Americas no Muda Tudo:

Bienal das Américas: um encontro para mudar o mundo

Sustentabilidade une países da América