Dois pilotos fazem história ao voar sem combustível

110 anos depois de o mineiro Alberto Santos Dumont ter realizado, com seu Oiseau de Proie (Ave de Rapina), a proeza de voar pela primeira vez com uma aeronave, a história da aviação ganha mais um capítulo memorável. Um avião tripulado e movido apenas pela energia solar pousou na Califórnia, Estados Unidos, no dia 24 de abril de 2016, depois de atravessar o Oceano Pacífico. Pilotado por um de seus criadores, o suíço Bertrand Piccard, o Solar Impulse 2 decolou do Havaí e voou durante três dias e três noites, percorrendo 4.528 quilômetros.


Essa foi considerada a etapa mais perigosa de uma viagem de volta ao mundo, que começou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2015, sob o comando do outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg. O desafio nesse trajeto sobre o Pacífico era grande porque em toda sua extensão não haveria pontos para pouso em caso de emergência. No Havaí, de onde decolou, o Solar Impulse 2 teve que ficar parado durante quase 300 dias para que fossem reparadas algumas avarias sofridas durante o voo que partiu do Japão. Com mais esta vitória, o avião que é propulsionado por quatro motores elétricos movidos exclusivamente a energia solar, agora se prepara para o próximo teste que será prosseguir até Nova Iorque e de lá voar para a Europa, norte da África, aterrissando em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde tudo começou.
http://

O Muda Tudo vai acompanhar, voo a voo, esta aventura histórica de Bertrand Piccard e André Broschberg. (http://www.solarimpulse.com/adventure).

“O Impulse 2 é feito de fibra de carbono, pesa 2,3 mil kg, o equivalente a um carro, e é equipado por 17 mil células solares acopladas à asa da aeronave. Durante o dia, essas células recarregam baterias de lítio, que permitem ao avião voar pela noite.” (fonte: Pruna)

Clique na imagem abaixo e você vai ver todos os detalhes do Impulse 2 e ainda por cima ter a chance de “pilotá-lo”

« Solar Impulse was not built to carry passengers, but to carry messages. We want to demonstrate the importance of the pioneering spirit, to encourage people to question what they’ve always taken for granted. The world need to find new ways of improving the quality of life. Clean technologies and renewable forms of energy are part of the solution. »
Bertrand Piccard