Shopping monta projeto de compostagem no teto

Um dos shoppings mais tradicionais de São Paulo, o Eldorado, tem um diferencial que poucos paulistanos conhecem: em seu teto são plantados alfaces, berinjelas, hortelãs e outras verduras, frutas e legumes – e até plantas medicinais! Tudo numa área de 5.000 m² que abriga essa enorme projeto de compostagem urbano.
Apelidada de Telhado Verde, essa horta misteriosa foi criada em 2012, com o objetivo de dar um destino ecologicamente correto a cerca de uma tonelada de lixo orgânico gerado diariamente pela praça de alimentação.
O telhado verde do shopping Eldorado, em São Paulo, com compostagem.
O telhado verde do shopping Eldorado, em São Paulo, com compostagem. Foto divulgação.
Utilizando um sistema de compostagem, o resto de comida logo vira adubo e é utilizado no cultivo das plantas, reduzindo o lixo que acabaria em aterros sanitários. Mas o seu objetivo não é só esse. A proposta é zerar os resíduos enviados ao aterro em cinco anos.
Para tanto, é feito um trabalho constante de conscientização junto aos lojistas de restaurantes e fast foods, que colaboram com o recolhimento do lixo. Além desse benefício, a horta pretende amenizar a temperatura interna do local, reduzindo também o desperdício de água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.
É possível agendar uma visita ao Telhado Verde do shopping pelo telefone (11) 2197-7815. Os passeios normalmente ocorrem às terças-feiras, às 11h.