Com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, a cidade vai ganhar uma vantagem competitiva para as próximas disputas esportivas mundiais. Como principal legado esportivo dos jogos, grande parte das estruturas usadas para as competições será transformada em um moderno Centro Olímpico de Treinamento (COT), para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento de todo o país.
O COT será formado por parte das construções do Parque Olímpico da Barra – Arenas Cariocas 1, 2 e 3, Arena Rio, Parque Aquático Maria Lenk, Velódromo do Rio e Centro de Tênis -, que servirão para treinamento e prática de modalidades como boxe, tae kwon do, judô, esgrima, levantamento de peso, esportes aquáticos e basquete. Para complementar o espaço, serão construídas uma pista de atletismo e duas quadras de vôlei de praia, além de alojamentos.
Serão 40.000 m2 destinados ao treinamento, além de laboratórios de pesquisa nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica.
Após a entrega, o centro estará habilitado também a sediar competições internacionais e receber projetos sociais. Segundo a organização, estudantes da rede pública terão amplo acesso ao local para conhecer e praticar esportes.