O Doar Fashion realizou sua primeira edição em 2011 arrecadando recursos para ajudar 2 instituições: o Projeto Uerê e o projeto Saúde Criança Zona Sul Responder. No ano passado, o número de instituições favorecidas pelo evento passou para 18. E a meta do evento deste ano ( 17 e 18 de outubro) é ajudar 20 instituições.

Aqui você pode conhecer um pouco de cada uma dessas organizações:

1) Projeto Uerê (www.projetouere.org.br)

O Projeto Uerê é uma escola modelo, no complexo da Maré, que trabalha com uma forma de ensino alternativa, utilizando pedagogia própria chamada UERÊ MELLO. O objetivo do método é ajudar crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais atribuídos a traumas causados pela violência que resultam em dificuldade de aprendizado. O projeto é iniciativa de Yvonne Bezerra de Mello e nasceu depois da chacina da candelária, em 1993, quando 8 crianças foram assassinadas no Rio de Janeiro. O Projeto atende atualmente 420 crianças no Complexo da Maré e a metodologia é usada com cerca de 130.000 crianças em diversas cidades do Brasil.

2) Saúde Criança Zona Sul Responder (www.criancaresponder.org e www.criancazonasul.org)

A Associação Saúde Criança foi fundada em 1991 pela Dra. Vera Cordeiro, que trabalhou durante 20 anos no Hospital da Lagoa, na zona sul do Rio. A  médica especializada em psicossomática percebeu que muitas crianças atendidas na unidade voltavam a ser internadas pois o atendimento médico não era suficiente. Era preciso melhorar as condições de vida em suas casas ( condições de higiene, alimentação …) e capacitar seus pais a terem noções de cidadania, conseguir melhores empregos, cuidar melhor de seus filhos  … Em 2010, o projeto virou uma franquia social, com 9 unidades no Brasil: uma delas o Saúde Criança Zona Sul Responder que atua também no Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, também zona sul do Rio.

 

3) Creche Viva (crecheviva.com.br)

A Creche Viva é uma sociedade civil sem fins lucrativos que assessora cinco creches comunitárias na Rocinha, atendendo cerca de 400 crianças e 60 funcionários, além do Centro de Estudos Creche Viva, um lugar que atende cerca de 35 crianças e adolescentes que moram no bairro, em horário alternativo à escola formal, dando aulas de apoio como teatro, culinária, artes e ioga.

4) Creche Escola Tia Maura (contato@tiamaura.org.br)

Uma creche localizada na Comunidade da Pedra Bonita, em São Conrado – onde estudam crianças dos 0 aos 11 anos, em tempo integral.

5) Escola Municipal Casa da Criança (cccrianca@rio.rj.gov.br)

Escola em Botafogo, zona sul do Rio, que trabalha com crianças do berçário à alfabetização.

6) Colibri Associação de assistência ao excepcional (página no Facebook)

Associação que funciona no Humaitá.

7) Casa dos Velhinhos Luiz Laurentino da Silva – LLS (página no Facebook)

Casa para idosos que funciona no bairro de Casimiro de Abreu e acolhe 75 idosos, muitos deles abandonados pelas próprias famílias.

 8) Maternal Nossa Senhora de  Nazaré e Instituto Missionário (página no Facebook)

Instituição fundada em 1973, que funciona como creche e escola de ensino complementar para cerca de 170 crianças em Santa Cruz. Seu trabalho tem destaque no reforço escolar, inclusão digital e prática esportiva.

9) Instituto Rogério Steinberg (www.irs.org.br)

Identifica crianças com indicadores de Altas Habilidades, Superdotação (AH/SD), que estudam na rede municipal do RJ e intituições beneficentes de ensino, e os encaminha para o processo de seleção do IRS, visando ingressá-los no Programa Desenvolvendo Talentos, realizado na sede do Instituto, no Jardim Botânico.

10Celpi – Costura e Lactário Pró infância (www.celpirj.org)

Obra social que atua junto à Comunidade Santa Marta, em Botafogo. As atividades começaram com costuras para recém-nascidos e hoje a instituição também distribui cestas básicas para cerca de 50 famílias cadastradas, além de dar aula para crianças e adolescentes.

11) Fundação do Rim (www.fundacaodorim.org.br)

Fundação que apoia crianças e jovens portadores de doenças renais, em Botafogo. Ajuda familiares e a pacientes a encontrarem a melhor maneira de lidar com a doença crônica, desde apoio psicológico a reforço alimentar.

12) Thiago Vitório (www.thiagovitorio.com)

Thiago é um jovem pianista que recebeu, em 2014, uma bolsa de estudos na melhor escola de música dos Estados Unidos, a Berklee School of Music, em Boston. Mas a bolsa concedida a estrangeiros é de 14.000 dólares por ano e o custo total para as despesas é de 50.000 dolares (incluindo parte do ensino, moradia e alimentação). Sem condições para arcar com os 4 anos de curso, ele iniciou a campanha #thiagopartiuberklee, que já arrecadou parte da quantia necessária para o curso. Faltam agora 3 anos.

13) Orfanato Santa Rita de Cássia (www.orfanatosantaritadecassia.com.br)

Instituição sem fins lucrativos que atende cerca de 80 meninas, de 4 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social na Praça Seca, Jacarepaguá.

14) Lar Santa Catarina (www.lar-santa0catarina.org)

Associação beneficente fundada em 1995, em Petrópolis, que acolhe crianças e adolescentes carentes que portam deficiências físicas e/ou mentais.

15) Lar Maria de Lourdes (olarmariadelourdes.blogspot.com.br)

Associação fundada em 1998, no bairro da Taquara, Jacarepaguá, que abriga menores de idade com deficiência física e mental.

16) Instituto de Arte-Educação (www.institutodearteeeducacao.com.br)

Instituto que apoia a arte e a educação de crianças, adolescentes e adultos expostos com frequencia à violência, preconceito e invisibilidade social no bairro do Jacarezinho.

17) Teto (www.techo.org)

Organização presente na América Latina e no Caribe, a Teto Rio de Janeiro funciona no Catete, e busca ajudar pessoas que vivem em situações de pobreza construindo moradias mais dignas, promovendo a educação e formando lideranças comunitárias nas comunidades mais carentes do Rio.

18) Igreja Presbiteriana de Curicica (www.ipcuricica.org.br)

Igreja que desenvolve trabalho social junto às comunidades Asa Branca e Parque Dois Irmãos, em Jacarepaguá.

19) Instituto Refazer (www.refazer.org.br)

Instituto criado em 1995, com sede em Botafogo, ajuda crianças e adolescentes de baixa renda encaminhadas ao hospital Instituto Fernandes Figueira, buscando evitar que elas sejam reinternadas e/ou que suas doenças se agravem. Para isso, promove a melhoria da qualidade de vida desses pacientes e seus familiares, provendo material hospitalar, remédios e alimentos.