A organização Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) realizou, nos Estados Unidos, um desfile de moda vegana para promover a fabricação de roupas sem materiais de origem animal. O evento, chamado How to Make it in (Vegan) Fashion (Como ser bem-sucedido com a moda vegana), atraiu diversas marcas em torno da ideia da popularização da vestimenta feita sem crueldade contra os animais.
O evento, realizado em Los Angeles, reuniu estudantes de moda, estilistas, jornalistas e influenciadores do setor para discutir a viabilidade e as possibilidades de materiais alternativos e ver, na passarela, esse conceito colocado em prática.
Marcas como Delikate Rayne, Vaute Couture e Nicora Shoes foram convidadas a participar, relatando sua trajetória e mostrando suas coleções. O evento tratou de questões práticas, como cadeia de fornecedores, mostrando que é possível não apenas criar moda dessa forma, mas construir um negócio sólido em torno dessa ideia. Durante o evento, a organização divulgou uma lista de fabricantes de produtos naturais alternativos disponíveis em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
A sustentabilidade e o uso de materiais – como couro e peles animais – tem se tornado um assunto recorrente na indústria da moda e a pressão feita pelo próprio Peta tem sido essencial nessa discussão. Em 2016, a grife Armani foi mais uma grande marca da moda que anunciou estar deixando de usar pele animal verdadeira em suas coleções.
Veja abaixo um resumo do evento (em inglês):