Imagine comprar um automóvel que dispensa as trocas de óleo, filtros e velas e que tem redução comprovada de 50% nos desgastes de suspensão e freio – e que, em algumas cidades do Brasil, tem desconto significativo no IPVA. Essa possibilidade vai ficar mais perto do brasileiro ainda neste ano.
Isso porque a empresa paranaense Hitech Electric colocará no mercado brasileiro dois modelos urbanos de carros elétricos com preço popular: o e.coTech2 e o e.coTech4 (a variação numérica diz respeito a quantidade de portas).
Diferentemente dos carros híbridos, que combinam eletricidade e motor a combustão, os novos modelos não usam uma gota sequer de combustível, sendo carregados em qualquer tomada 110v ou 220v – tal qual ocorre com os telefones móveis.
Além disso, o preço dos carros bem menor que o do BMW i3, único veículo disponível no mercado e que é movido a 100% de energia limpa. Enquanto o e.coTech2 será comercializado por R$ 44.890, o e.coTech4 será vendido por R$ 49.890.
Apesar de produzidos na China, os novos carros elétricos entrarão no país pela empresa de Pinhais, na Grande Curitiba, com foco no público já familiarizado com os benefícios e com toda a economia de um automóvel elétrico de uso urbano – que pode chegar a R$ 10 mil no quesito gasto anual de combustível.
O único problema dessa tecnologia ainda é o desempenho. Os elétricos têm autonomia de 100 km e alcançam no máximo 60 km/h – por isso a insistência na sua utilização apenas dentro do perímetro urbano.
Porém, técnicos da Hitech afirmam que pretendem lançar um novo modelo de carro elétrico, o e-GO, que deve atingir até 140 km/h e ter autonomia de 350 km – tudo por conta de sua produção com fibra de carbono.
Os modelos elétricos com preço popular terão dois tipos de bateria: a de íon-litio, recarregada em postos específicos com tempo de 30 minutos para ficar cheia, e a de chumbo-ácido, que demora até 8 horas para chegar a carga máxima, mas pode ser carregada em qualquer rede elétrica com voltagem de 110v ou 220v.
Bem-vindos ao futuro!