Um app desenvolvido por alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está proporcionando mais oportunidades de trabalho para mulheres da cidade. O aplicativo Pureco, lançado este ano, conecta pessoas que procuram serviço de faxina a mulheres que realizam esse serviço.
O aplicativo começou conectando moradoras do Campo dos Amarais, periferia de Campinas, à população estudantil que vive no distrito de Barão Geraldo.
A ideia para a criação do Pureco surgiu em 2013. Felipe Mourão, estudante de Engenharia Química, percebeu que faltava uma forma de comunicação entre as mulheres que buscam trabalho como faxineira e pessoas que precisavam desse tipo de serviço. Os estudantes, então, desenvolveram o app, cadastraram as trabalhadoras e colocaram o app para download.
Quem procura o serviço por meio do app deve preencher informações como endereço, data e detalhes do trabalho a ser realizado – se é uma faxina normal ou pesada, qual a quantidade de cômodos a serem limpos e se o cliente deseja incluir outros serviços na diária, como lavar e passar roupa. O pagamento deve ser feito no mesmo dia, em dinheiro.
As mulheres que participam do projeto afirmam que o aplicativo já está ajudando elas a aumentarem sua renda mensal.
Além do cadastro, os estudantes ofereceram às mulheres treinamentos de empreendedorismo social, tecnologia, segurança no trabalho, empoderamento feminino… Entre as lições está como utilizar o aplicativo e também como agir em uma situação de abuso ou assédio moral.
Os primeiros usuários do Pureco foram outros estudantes da Universidade de Campinas, mas o objetivo do projeto é ampliar a abrangência do aplicativo e tornar as trabalhadoras ainda mais independentes, capazes de gerir sozinhas a nova tecnologia.
Leia também no Muda Tudo:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/cooperativa-de-alimentos-em-heliopolis/