Onze nomes brasileiros foram incluídos na lista de jovens mais inovadores da América Latina. A seleção é realizada desde 2012 pela MIT Technology Review e reúne pessoas com até 35 anos que estejam desenvolvendo soluções para problemas do mundo.
A MIT Technology Review é uma revista ligada ao renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). A seleção busca, em toda a América Latina, empreendedores, inventores ou visionários que estejam engajados em projetos e ideias que demonstrem ter potencial para mudar o mundo, em qualquer área de conhecimento.
Entre os brasileiros incluídos na lista está Antonio Henrique Dianin, que trabalha no desenvolvimento de um robô de telepresença para a área de saúde. Também na área de saúde, Michael Kapps se destacou pelo desenvolvimento de chatbots para pessoas que vivem em áreas com pouco acesso a médicos.
Aline Oliveira e Mariana Vasconcelos foram escolhidas por suas pesquisas de uso de inteligência artificial na agricultura, enquanto Matheus Goyas desenvolveu um aplicativo para ajudar estudantes da rede pública a estudar para provas como a do Enem.
Ainda na lista estão Lawrence Murata, que criou um aplicativo para reduzir os acidentes de trânsito, Lincoln Ando, com sua plataforma que ajuda empresas a evitar fraudes de identidade, e Rodolfo Fiori, que inventou um algoritmo que analisa a gestão pública e busca economizar dinheiro público.
Outros aplicativos que chamaram a atenção são os trabalhos de Victor Santos, que auxilia pessoas sem histórico bancário a conseguir crédito, e de Bruno Mahfuz, que reúne informações sobre acessibilidade. Já Ana Carolina Riekstin criou uma metodologia que calcula e otimiza o consumo de energia e de emissões.
No total, o instituto selecionou 9 mulheres e 26 homens entre os jovens mais inovadores. A lista completa, em espanhol, pode ser conferida no site oficial.
Leia também:
https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/app-brasileiro-ganha-premio-internacional/