Já falamos muitas vezes sobre o problema do excesso de plástico no mundo e mostramos como, em todos os continentes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas estão empenhados em encontrar soluções para essa questão que está afetando o planeta. Nos Estados Unidos, a cientista Linda Wang se uniu a esse grupo ao revelar ter descoberto um modo de transformar plástico em gasolina e óleo diesel.

Wang é professora na escola de engenharia química na Universidade Purdue (em Indiana, EUA). Em suas pesquisas, ela se debruçou sobre as dificuldades de descarte de materiais plásticos, a baixa porcentagem de reaproveitamento desse material e buscou uma forma de tornar a reciclagem mais atraente do ponto de vista financeiro.

Pesquisadora Linda Wang descobriu como transformar plástico em gasolina

Pesquisadora Linda Wang descobriu como transformar plástico em gasolina

Para isso, Linda Wang liderou um time de pesquisa que descobriu como transformar poliolefina em combustível. A poliolefina é um tipo comum de plástico usado, por exemplo, na fabricação de garrafas PET, outros tipos de embalagens, brinquedos e sacolas plásticas.

Segundo os pesquisadores, o produto resultante é suficientemente limpo para ser usado como combustível para veículos e essa tecnologia seria capaz de suprir 4% de toda a demanda mundial de gasolina e diesel. Além disso, para essa produção seriam reaproveitados 90% da poliolefina descartada todos os anos.

Além de combustíveis, o processo de transformação desenvolvido pela equipe a partir desse tipo de plástico, dá origem a outros produtos de alto valor de mercado, como polímeros e nafta.

“Nossa tecnologia tem o potencial de aumentar os lucros da indústria da reciclagem e ao mesmo tempo diminuir o excesso de plástico no mundo”, comemora Wang.

Para avançar a pesquisa e tornar a conversão possível de ser aplicada fora da universidade, a equipe está em busca de investidores.

Quem se interessar, pode entrar em contato com a professora através do e-mail wangn@purdue.edu

Ou ainda pelo contato da Fundação de Pesquisa Purdue: Cynthia Sequin,  casequin@prf.org.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/criancas-conscientes-para-um-futuro-melhor/