Fundadora da startup Studio Móvel, Maili abre novo espaço em Salvador
“A maquiagem associada à minha história, se tornou a coisa mais feliz da minha vida.”
Maquiadora de profissão, empreendedora, e palestrante por natureza, Maili Santos resgata a autoestima das mulheres com incrível talento e muita coragem. “Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação.” E coragem é o que move a mãe de Antônio Mateus, 12 anos, e Maria Antônia, 9. A linda baiana, de 34 anos, encara desafios na vida desde cedo. Agora ela precisa de uma nova cadeira de rodas para continuar empoderando mulheres com seu talento e sua história inspiradora.
“Quando completei 7 anos, minha mãe me contou que eu era filha adotiva, mas que tinha um amor imenso por mim.”
Filha adotiva, Maili parou de andar quando ainda estava dando os primeiros passos, com um ano de idade. O motivo? Uma paraplegia não traumática. Após vários exames, tentando encontrar a causa, os médicos concluíram que foram as tentativas de aborto da mãe biológica que provocaram a lesão medular. “Ela tomou medicamentos, provocou acidentes nela mesma, que acabaram afetando minha medula óssea,” explica Maili emocionada.
O amor que faltou no nascimento, foi recompensado por dona Antônia Nunes dos Santos. “Quando eu completei 7 anos, minha mãe me contou que eu era filha adotiva, mas que tinha um amor imenso por mim. Ela me disse que se eu quisesse conhecer minha mãe biológica ela me apresentaria, mas só que eu nunca quis. Todas as vezes que ela (mãe biológica) tentou algum tipo de aproximação foi para me diminuir , dizer que ela queria acabar com minha vida, que eu não merecia estar viva, que não era essa a vontade dela, que nunca fui desejada,” conta com a voz embargada.
“Encontrei nele o que nunca tinha encontrado em ninguém.”
Conversamos com Maili por telefone. A idealizadora do Studio Móvel, um Hub de serviços de beleza delivery, mora em Salvador (BA) e é casada com Edilton Santos Lopes. Ele é o responsável por gerir o Studio, que acaba de ganhar um novo espaço. Maili tem no marido todo o apoio e incentivo que sonhou ter um dia em uma relação.”Encontrei nele o que eu nunca tinha encontrado em ninguém. Ele é um amigo, companheiro, sempre muito solícito, nas mínimas coisas.” Entre todos os afazeres de Edilton, está o de carregá-la 30 degraus até sua casa. A falta de mobilidade é um dos vários desafios que o casal supera todos os dias, juntos, com muito companheirismo e coragem.
“E isso me fez entender que minha cadeira não era minha prisão, mas minha liberdade.”
Muda Tudo – Maili, você fez da deficiência física a força para encontrar seu propósito. Como foi esse processo?
Maili – No início eu entendia que minha deficiência tinha sido um castigo pra mim. Eu pensava, como Deus pode ter castigado alguém tão inocente? Mas depois eu passei a entender isso como um propósito de vida. Eu acredito muito que, antes de nascer, a gente tem uma conversa com Deus e ele explica todos os problemas, todas as dificuldades que a gente vai passar. A gente aceita e é mandada para essa missão.
E isso me fez entender que minha cadeira não era minha prisão, mas minha liberdade. Eu passei a enxergar minha história de uma forma diferente, mesmo sofrendo de depressão, que ainda hoje me pega de jeito, fico meio apreensiva, com medo das pessoas… Mas quando eu encontrei a maquiagem, encontrei uma alegria enorme. Com a maquiagem eu contribuo com o sonho das pessoas e também construo o meu sonho em cima disso. Então isso é um presente não só para mim, mas para as outras pessoas também.
E é exatamente nessa parte que eu, você, nós podemos mudar essa história. Você pode mudar tudo na vida da Maili participando da vaquinha para a compra de uma nova cadeira! http://vaka.me/627101
“A maquiagem associada à minha história, se tornou a coisa mais feliz da minha vida.”
Muda Tudo – Como você entendeu que seu papel como maquiadora tinha um impacto maior na vida das mulheres?
Maili – Eu sempre observei que quando as pessoas passam por momentos difíceis, as mulheres em sua maioria, sempre procuram uma forma de se transformar, seja pintando o cabelo, um corte diferente, ou comprando um batom de uma cor que não usaria. Sempre buscando a beleza como ponte para alcançar a felicidade. Minha história de superação junto com o talento para a maquiagem se transformou numa potência incrível, que eu nunca imaginei que fosse se transformar.
Quando eu passei a maquiar e as mulheres passaram a conhecer minha história, eu via que elas ficavam inspiradas. É muito gratificante ouvir depoimentos como, “Nossa, como a sua história ajudou a me tornar alguém mais forte e feliz!” Então hoje eu não me incomodo tanto com a dor que sinto. A maquiagem associada à minha história, se tornou a coisa mais feliz da minha vida. Mesmo com todas as dificuldades, eu faço de tudo para que isso se torne algo cada vez mais possível de crescer e se manter.
“Ela viu minha história, se ajoelhou no chão, chorou muito, e me procurou imediatamente para agradecer por tê-la salvo.”
Muda Tudo – Você tem algum caso marcante de uma mulher que tenha feito uma grande mudança depois de te conhecer?
Maili – Nossa, sim… Quando minha história foi exibida pela primeira vez no programa Mais Você. No dia em que foi ao ar, me lembro que da manhã até a madrugada, a gente adicionou no meu perfil do Facebook, 875 pessoas! Eu fiz questão de responder à todas as solicitações. Eu sempre achei que as pessoas precisam de atenção, e naquele dia fiquei com a mão doendo mas com muito gosto.
E até hoje nos marca muito a história de uma moça que naquela manhã ia cometer suicídio. Ela estava com os medicamentos nas mãos quando começou a matéria. Ela viu minha história, se ajoelhou no chão, chorou muito, e me procurou imediatamente para agradecer por tê-la salvado. Ela viu que existia uma pessoa com uma vida ainda mais difícil e que ela podia lutar para conseguir as coisas dela.
Também teve casais que já estavam buscando divórcio e depois de verem minha história com o Edilton, viram que a relação poderia ser diferente se um apoiasse o outro. Esses até hoje mandam fotos com as crianças que nasceram depois dessa reconciliação. Tem ainda as pessoas que estão lidando melhor com a depressão por conta da minha história. Eu não sabia que uma história comum poderia ter uma dimensão tão grande.
“A gente estava entre os 30, mas foi um sonho ainda maior saber que tínhamos ficado entre os 10!”
Muda Tudo – O Studio Móvel foi acelerado pela Vale do Dendê. Como foi se enxergar não só como uma maquiadora, mas como uma empreendedora?
Maili – Eu conheci o Paulo Rogério há alguns anos e ele me perguntou o que eu fazia e disse que era maquiadora. Desde 2010 ninguém nunca tinha parado para me ouvir falar com tanto carinho, tanta atenção. Quando ele ouviu minha história, uma maquiadora com deficiência resgatando autoestima das mulheres, ele disse que um dia iria me ajudar, “eu não sei quando, mas um dia vou poder ajudar a você realizar esse sonho.”
Ele acreditou muito no meu negócio e em um ano apareceu o edital da Vale do D..endê. Eu nem acreditava que poderia participar porque nunca tinha visto nada na área de empreendedorismo, startup. Mas Edilton acredita muito em mim, acredita mais do que eu, inscreveu o Studio Móvel. Um amigo nosso nos ligou dando os parabéns. A gente estava entre os 30, mas foi um sonho ainda maior saber que tínhamos ficado entre os 10!
“Eu achava que meu trabalho era só maquiar e fazer as pessoas sorrirem, mas o Paulo Rogério me mostrou que poderia ser ainda maior.”
Com o resultado, o Studio Móvel passou por uma aceleração que incluiu a validação do negócio em si e uma missão empreendedora em São Paulo, quando o grupo dos 10 empreendedores fez, entre várias atividades, um pitch no CIVI-CO, o polo de impacto social que fica em Pinheiros.
“A Vale do Dendê nos possibilitou muitas coisas. A gente hoje pensa de forma diferente. Acredito muito mais no meu negócio, acredito muito mais em mim. Eu achava que meu trabalho era só maquiar e fazer as pessoas sorrirem, mas o Paulo Rogério me mostrou que poderia ser ainda maior. Sempre digo que ele é o meu maior mentor e a Vale do Dendê, sem dúvida, foi meu maior presente na vida.
Muda Tudo – E como estão os planos da Studio Móvel neste momento? Vocês estão se mudando para um novo espaço, certo?
Maili – Sim! Vamos ter um espaço físico que a gente nem imaginou ter um dia. Um super espaço que vamos ocupar com muita garra! Ontem minha amiga disse algo maravilhoso, porque eu estava me preocupando com pequenos detalhes, “faça com o que você já tem! Você já tem seu talento, sua força de vontade, seu material, então começa! E é isso o que a gente está fazendo. Vamos arrumando assim de pouquinho em pouquinho na expectativa de atingir ainda mais pessoas. Esperamos que o Studio Móvel seja ainda maior do que já é hoje!
“Eu também já pensei no suicídio, mas algo me fez voltar atrás e tentar fazer alguém feliz.”
Muda Tudo – Você que já impactou e impacta a vida de tantas mulheres, de que forma outras mulheres podem impactar sua vida?
Maili – Nossa, é até difícil falar sobre isso… Eu sempre peço todos os dias que Deus coloque na minha vida pessoas que me fortaleçam com palavras, que me encorajem, que me façam perder o medo de muita coisa. Porque eu também já pensei no suicídio, mas algo me fez voltar atrás e tentar fazer alguém feliz. Você não tem noção como cada sorriso, cada palavra, cada gesto me torna potente. Agradeço muito as mensagens que elas me passam e eu acredito que cada mulher que entrar naquela sala vai levar algo e deixar algo comigo. É assim que recarrego as baterias para enfrentar os desafios.
“A cadeira nova ajudaria muito a aliviar todo esse custo e também para o Edilton me locomover”
Muda Tudo – Falando em desafios, o Edilton tem de carregá-la todos os dias 30 degraus até sua casa. Ele me disse que você está precisando de uma cadeira nova.
Maili – Sim, eu passei por uma avaliação médica onde viram que a minha cadeira, que precisa ser trocada de tempos em tempos, tinha quebrado em umas partes. Viram que ela já não suporta mais o ritmo diário de sair e trabalhar e vou ter que passar para uma cadeira mais forte. O problema é que essa nova é bem cara, está fora do nosso orçamento.
Infelizmente o governo cortou a ajuda para tratamento, medicamentos. Eu tenho de comprar medicamento, material de cateterismo, porque faço cateterismo, e a cadeira nova ajudaria muito a aliviar todo esse custo e também para o Edilton me locomover. A nossa casa fica distante do ponto de ônibus e o caminho é difícil, o que faz com que uma cadeira com estrutura forte hoje se torne uma prioridade ainda maior.
E é exatamente nessa parte que eu, você, nós podemos mudar essa história. Você pode mudar tudo na vida da Maili participando da vaquinha para a compra de uma nova cadeira! http://vaka.me/627101
Se preferir, pode falar diretamente com o super Edilton no número: +55 71 996950288
A atitude de um indivíduo, muda tudo no coletivo! Vamos, juntos, mudar tudo!
Veja também!
https://mudatudo.com.br/empreendedor-baiano-cria-vale-do-dende/