O Paraná arrancou na frente dos estados brasileiros no tema compartilhamento de carros elétricos. A Prefeitura de Curitiba lançou em fevereiro de 2014 o Ecoelétrico (http://www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br/?pagina=inicio), com uma frota de 13 veículos e 10 eletropostos espalhados pela capital paranaense. Por ora os carros estão sendo utilizados pela Secretaria de Trânsito e pela Guarda Municipal. O projeto é uma parceria entre o poder público, a geradora Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e a portuguesa Ceiia e tem como meta produzir 600 carros elétricos para mil vagas na cidade. O Ecoelétrico incluirá ainda o compartilhamento de bicicletas e a instalação de totens multifuncionais com informações sobre mobilidade urbana.
O projeto conta com um micro-ônibus elétrico com capacidade para 16 lugares e mais seis mini-carros elétricos, os Ecoeletrinhos, criados para crianças de 7 a 11 anos, com o objetivo de formar futuros motoristas conscientes para um trânsito mais humano e seguro.
Em Recife, o projeto de sustentabilidade PortoLeve (http://www.portoleve.org), que fica dentro do parque tecnológico Porto Digital, oferece um serviço integrado de compartilhamento de carros elétricos e bicicletas, além de um sistema de localização de vagas. Os 3 veículos são usados por mais de 30 pessoas e existem 3 estações disponíveis.