Moradores e comerciantes de uma cidade de Santa Catarina estão se unido para ajudar a proteger do frio os animais de rua. O projeto criado em Lages, na região da serra catarinense, está espalhando pequenos abrigos para gatos e cachorros abandonados passarem as noites, que na região podem chegar a 0°.
A ideia partiu da empresária Bruna Uncini, de 26 anos, e teve apoio da gerência de proteção animal do município e uma organização de proteção aos animais da região. Para acolher os animais, foi realizada uma campanha on-line de arrecadação de fundos para adquirir casas para os animais.
A empresária também engajou comerciantes da cidade para patrocinar as peças em troca de ter o nome de seu estabelecimento na casinha. Além disso, moradores estão contribuindo equipando as casas com cobertas, comida e água.
Cada abrigo custa R$ 106 e o objetivo do projeto é instalar 500 deles pela cidade. Atéagora eles conseguiram intalar 20 unidades. O projeto ainda prevê, em uma segunda etapa, identificar, vacinar e castrar os animais abandonados.
A campanha virtual para arrecadar doações para o projeto continua ativa no site www.vakinha.com.br.