Grife suíça lança linha de roupas 100% biodegradável

Imagine poder descartar sua roupa em composteiras quando não puderem mais ser utilizadas? Essa é a proposta da empresa suíça de moda Freitag, que desenvolveu uma linha têxtil 100% biodegradável. Isso porque a matéria-prima das peças é feita com fibra de cânhamo, linho e modal (uma fibra feita de celulose).

Além de serem materiais que, para o cultivo, não demandam muita água, as demais partes das peças foram pensadas para não agredir a natureza. Os botões, por exemplo, são produzidos a partir de castanhas e os itens metálicos das calças podem ser reutilizados.

camiseta da marca Freitag com tecido biodegradável
Camiseta da marca ecofriendly Freitag. Foto divulgação.

Fundada pelos irmãos Markus e Daniel Freitag, a grife fez sucesso produzindo bolsas de upcycle com lona de caminhão reutilizadas. Mas foi apenas há cinco anos que eles decidiram desenvolver um vestuário biodegradável.

Saiba mais sobre UPCYCLING

Diferentemente do que ocorre na indústria têxtil, eles optaram por usar o mínimo possível de produtos químicos desde o cultivo até o processamento do tecido. Isso garantiu às suas peças a graduação da Classe I da Oeko-Tex Standard, certificação que aponta os níveis de toxicidade dos produtos.

Mas não se engane. Apesar de biodegradáveis as roupas da Freitag não tem curta duração. A resistência e conforto de cada peça equivale aos de uma roupa normal.

Veja ainda no Muda Tudo:

https://mudatudo.com.br/atitudes/como-o-conceito-upcycling-impacta-moda/