Doação milionária torna possível hospital veterinário público no Sul

A doação de R$ 6 milhões feita pelo empresário Alexandre Grendene Bartelle tornou possível a construção de um hospital veterinário público em Porto Alegre (RS). Primeiro do gênero no estado, o hospital oferecerá atendimento prioritário aos animais da população de baixa renda da cidade e animais de rua.

A Unidade de Saúde Animal Victória, batizada em homenagem à filha do empresário, que é estudante de veterinária, foi inaugurada no fim de 2016 pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) do estado.

O hospital possui cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, uma unidade de tratamento intensivo, banco de sangue, setores de fisioterapia e quimioterapia e terá capacidade para atender 270 animais, em sua maioria cães e gatos. A unidade pretende ser referência no país no tratamento de animais.

interior do hospital veterinario Victoria
Unidade de Saúde Animal Victória, em Porto Alegre. Foto de Divulgação

O hospital é um projeto da deputada estadual Regina Becker.

A doação do empresário acelerou as obras, que avançaram rapidamente durante 2016. Alexandre é fundador da fabricante de calçados Grendene e possui hoje uma fortuna estimada em mais de R$ 6 bilhões.