Foi lançada este ano a primeira peça de roupa feita com material sintético que reproduz as propriedades da teia de aranha. O primeiro produto finalizado com essa tecnologia foi uma gravata e representa um avanço nas pesquisas que vêm sendo realizadas há anos.
A teia de aranha é um dos materiais mais resistentes e, ao mesmo tempo, um dos mais macios. Por isso, a startup norte-americana Bolt Threads começou a pesquisar formas de criar em laboratório, e em larga escala, um material que reproduzisse a estrutura dessa fibra.
Comandada por Dan Widmaier, doutor em química e biologia com amplo conhecimento de genética e micro-organismos, a empresa descobriu como conseguir uma proteína idêntica à da teia de aranha utilizando apenas fermento, água e açúcar como matérias-primas e, em seguida, transformar essa proteína em tecido. Por isso, o material é totalmente sustentável.
A gravata de seda de aranha ganhou uma edição limitada de 50 peças no início deste ano e cada uma será vendida por cerca de R$ 1 mil. Segundo a empresa, à medida que a tecnologia e a capacidade de produção aumentarem, os preços de seus próximos produtos devem se tornar mais acessíveis.