Quem já se perguntou o que acontece com o sabonete do hotel utilizado apenas uma vez? Foi com essa dúvida em mente que o norte-americano Shawn Seipler abordou, em 2008, o funcionário de uma rede hoteleira e descobriu, para a própria surpresa, que as barras eram descartadas.
Passado o choque, ele teve uma ideia interessante e com ela em mente criou a Clean the World, empresa especializada em reaproveitar os sabonetes de hotéis promovendo um processo simples de reciclagem.
Após treinar os empregados dos hotéis a recolher, de forma separada, os restos de sabão, xampus e condicionadores, a equipe do Clean the World derrete o material, que é esterilizado, e produz barras novas.
Atualmente Seipler, que vive em Orlando, na Flórida, recolhe sabonetes de aproximadamente 4 mil hotéis, entre eles os que integram o complexo Walt Disney Parks and Resorts, cobrando 75 centavos de dólar por quarto.
E para onde vai para todo esse sabão reciclado?
Desde 2009 a organização distribuiu mais de 40 milhões de barras de sabonete para 115 países, como Quênia, Tanzânia e Haiti, trabalhando ao lado de ONGs humanitárias, como a Children International e Rise Against Hunger.
“Oito anos atrás éramos apenas uma família reciclando sabão na garagem de casa e hoje temos uma receita de US$ 20 milhões e membros espalhados por 70 nações”, diz Seipler, cuja meta agora é expandir o negócio para a China e o Oriente Médio.