Poderia ser mais um evento de moda, com lançamento de coleções e desfiles de belas modelos e roupas irresistíveis. Mas esse não é o caso do Doar Fashion, um bazar de luxo 100% beneficente, que acontece semana que vem, no Rio de Janeiro. A ideia de criar um brechó com roupas de grife – e vendê-las para arrecadar dinheiro para instituições carentes – surgiu há 5 anos em uma viagem da estilista Daniella Martins a Londres. De volta ao Rio de Janeiro, Daniella procurou a amiga e top model dos anos 80, Carla Barros, que imediatamente abraçou a causa. À dupla, se juntou Beatriz Schymura, ligada ao terceiro setor e, desde então, esse trio vem conquistando – ao lado de amigas voluntárias – mais e mais adeptos com a proposta que estimula o estilo de vida sustentável. De um lado, pessoas com peças semi-novas, já encostadas no armário e, do outro, as que adoram uma roupa de marca, mas que não pagariam o valor original delas. Uma equação perfeita e com um valor que vai além do ganho de quem compra ou das cerca de 18 instituições beneficiadas pelo evento. Por trás de todo o glamour que cerca o Doar Fashion, está a solidariedade, uma atitude que deveria sempre estar na moda.
Nas primeiras edições do evento, somente peças usadas eram vendidas. Mas o sucesso da iniciativa fez com que um grande número de marcas se associassem ao Doar Fashion, com a doação de peças novas. Se antes era possível realizar o “bazar” em casa, com o tempo foi necessário conseguir um lugar bem maior para receber tanta gente.
Este ano, o Doar Fashion acontece no salão nobre do Jockey Club, na Gávea, nos próximos dias 17 (das 9h às 21h) e 18 de outubro (das 10h às 21h).