Esqueça os filtros tecnológicos acoplados ao encanamento da cozinha com design arrojado. O melhor sistema de filtragem de água é, para a surpresa de muitos, o tradicional filtro de barro brasileiro.
De acordo com pesquisas compiladas no livro “The Drinks Water Book”, de Colin Ingram, os filtros com câmara de filtragem de cerâmica são extremamente eficientes na retenção de cloro, ferro, alumínio, chumbo, pesticidas e ainda eliminam em até 99% a chance de consumo do parasita criptosporidíase, causador de doenças como a gastroenterite.
Em suas páginas, o autor revela que os sistemas mais eficientes têm como base a filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior – exatamente o caso dos filtros de barro no Brasil. Dessa forma, micro-organismos e sedimentos são barrados devido a grande pressão exercida pelo fluxo de água.
Isso significa que, ao sofrer a pressão proveniente da tubulação, o processo de filtragem da água é prejudicado, pois nesse caso os mesmo micro-organismos e sedimentos, tal qual elementos como ferro e chumbo, passam pelo sistema e chegam ao copo do consumidor.
O livro ainda alerta para o problema na filtragem de elementos perigosos como o flúor ou arsênio, que acabam passando pelo processo de muitos filtros tecnológicos. Por isso, no fim das contas, o bom mesmo é apostar no bom e velho filtro de barro brasileiro.