Florianópolis (SC) testou e aprovou um projeto de ponto de ônibus ecossustentável e quer espalhar a ideia por toda a cidade. A parada de ônibus, que possui telhado verde e placas para captar energia solar, foi inaugurada no final de 2015 no centro da cidade, em frente à residência oficial do governador de Santa Catarina.
O projeto foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e busca transformar o ponto de ônibus em um espaço com mais conforto e utilidade para o usuário de transporte público, além de menos dependente de recursos externos.
Com custo muito superior à da instalação de pontos de ônibus comuns, o projeto foi financiado por doações de empresas, sem dinheiro público. Agora, para levar a ideia para outros bairros, a Acif depende da ajuda de novos investidores.
O ponto ecossustentável possui telhado verde, que diminui o calor para quem se abriga no local, e é irrigado com água de chuva coletada pela própria estrutura. Placas fotovoltaicas geram a energia que irá alimentar a iluminação do ponto e as entradas USB disponíveis para a população carregar baterias de celular. Além disso, parte da estrutura foi feita com material reciclado e produzida no Presídio Agrícola de Palhoça.
Segundo a Acif, durante os primeiros meses após a instalação, o abrigo sofreu apenas uma pichação.