Um novo tipo de banheiro público, que pode ser temporário ou fixo, chegou às ruas de Paris com uma solução ecológica. O mictório chamado Uritrottoir transforma urina em adubo e foi instalado próximo à famosa e movimentada estação de trem Gare de Lyon.
No Uritrottoir, a urina é direcionada a uma caixa cheia de palha, serragem e lascas de madeira, que absorvem o líquido e são posteriormente transformados em um composto que poderá adubar jardins da cidade.
O sistema traz muitas vantagens em relação aos banheiros químicos. Além de gerar resíduos que serão usados como fertilizantes, ele não utiliza água e não deixa nenhum mau cheiro no ambiente ao seu redor. Quando a quantidade de urina chega ao limite suportado pelo material, um sensor avisa a empresa responsável, que faz a troca da caixa.
O mictório pode ser instalado nas ruas da cidade, em locais de grande concentração de pessoas, e também em estruturas temporárias, como festivais de música e outros grandes eventos.
A estrutura oferecida pela empresa Uritrottoir, por enquanto, pode ser usada apenas por homens, devido ao seu design, mas a solução ecológica em breve poderá ser adaptada para outros formatos.
O mictório foi desenhado pelo designer Laurent Lebot e é produzido pela empresa Faltazi, sediada em Nantes.