Dezenas de gatos que viviam próximo ao Maracanã estão sendo resgatados e tratados pela ONG World Animal Protection em conjunto com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Segundo a ONG, os animais estão sendo retirados da rua para serem protegidos durante os jogos, cuidados em um abrigo temporário e colocados para adoção.
Durante as últimas semanas, a ONG vem se dedicando à captura dos gatos abandonados no entorno do estádio para tratamento veterinário, castração, vacinação e vermifugação. Na área, segundo estimativas, vivem cerca de 100 gatos e 40 deles já foram resgatados.
Existe, no entanto, a preocupação de que animais continuem a ser deixados no local, dando origem a novas colônias. Para isso, a ONG está realizando também um trabalho de conscientização contra o abandono nas populações próximas.
As feiras de adoção de gatos e cães resgatados próximos ao Maracanã e outras instalações olímpicas estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA). Para mais informações sobre os eventos, acompanhe a página oficial da ONG no Facebook.