O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) abriu uma loja onde comercializa produtos orgânicos de agricultura familiar para o consumidor final e a preços mais baixos. O espaço, localizado no centro de São Paulo, é chamado Armazém do Campo e oferece centenas de produtos oriundos de pequenos produtores de assentamentos de reforma agrária.
Os alimentos são produzidos principalmente no estado de São Paulo. No local são vendidos legumes, frutas, verduras, hortaliças e grãos. Para completar a compra, há produtos fornecidos por parceiros, como geleias, carnes, cafés, vinho e cachaça – todos também orgânicos.
Além da produção orgânica, a loja possui outro atrativo: os preços são competitivos quando comparados a outros fornecedores orgânicos e, em alguns casos, é semelhante ao de mercados convencionais. A intenção do movimento é tornar a agricultura orgânica mais acessível para a população da cidade, além de incentivar e escoar a agricultura familiar.
Para Rodrigo Teles, coordenador executivo da loja, “o Armazém do Campo surge como alternativa de produção e comercialização em um momento em que a sociedade está cada vez mais preocupada com o tipo de alimento que coloca em suas mesas”.
O Armazém irá funcionar como uma vitrine da produção dos assentamentos e, caso tenha bons resultados, poderá levar à abertura de lojas em outras capitais pelo país.
O MST já realiza periodicamente Feiras da Reforma Agrárias em outras cidades, nas quais coloca à venda a produção de assentamentos próximos. No início de setembro, por exemplo, foram vendidas 15 toneladas de alimentos em uma feira realizada em Vitória (ES).
O Armazém do Campo está localizado na Alameda Eduardo Prado, 499, no bairro Campos Elíseos. Saiba mais na página www.facebook.com/ArmazemDoCampoProdutosDaTerra.