Em termos de extensão, com mais de 602 mil hectares de área plantada, o Pará é líder em produtores orgânicos cadastrados junto ao Ministério da Agricultura – cerca de 3.300.

Entre os principais produtos cultivados no estado estão o açaí, o cacau, o dendê e, como não poderia deixar de ser, a castanha do Pará. E boa parte dessa produção está nas mãos de agricultores que fazem uso de princípios agroecológicos, como o uso responsável de recursos naturais e a não utilização de produtos químicos.

A castanha do Pará: um dos produtos orgânicos produzidos no Pará.

A castanha do Pará: um dos produtos orgânicos produzidos no Pará. Foto: Pixabay.

Para ser reconhecido como produtor de orgânicos no Brasil, é necessário estar regularizado junto aos órgãos competentes. Para isso, é necessária a certificação por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC), credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Munido de uma Declaração de Cadastro, o agricultor pode participar de feiras exclusivas de produtos orgânicos. No caso de produtos comercializados em mercados, é necessário ter o selo federal do SisOrg em seus rótulos – uma tendência cada vez maior no estado campeão de produtores orgânicos cadastrados do país.