Partindo da mesma ideia, um grupo de pesquisadoras tailandesas e uma empresa alemã desenvolveram produtos similares e igualmente sustentáveis para substituir o uso de pratos e bandejas de plástico e isopor.
Segundo as pesquisas dos dois grupos, folhas grandes e resistentes podem ser moldadas em qualquer formato desejado, produzindo pratos, bowls ou bandejas para substituir os produtos descartáveis feitos de materiais não biodegradáveis e são ideais para a comercialização de alimentos.
Os pratos são moldados a partir de grandes folhas de espécies específicas de vegetação e, no processo, adquirem firmeza. Eles são resistentes a água e ao calor e, ao contrário do plástico ou isopor, esses produtos se decompõem em poucos dias.
A empresa alemã Leaf Republic afirma utilizar apenas as folhas e água na produção de seus produtos, sem recorrer a aditivos sintéticos, colas ou corantes. As folhas utilizadas são provenientes da Ásia e da América do Sul, sem a necessidade da derrubada das árvores, que permanecem vivas e produzindo nova folhas.
As pesquisadoras da Universidade de Naresuan, na Tailândia, também afirmam não usar produtos químicos. Ao invés de verniz para o acabamento, por exemplo, elas fazem uso de amido para dar mais resistência e brilho.
Os produtos da Leaf Republic já estão à venda na Europa. Para saber mais, acesse o site leaf-republic.com.