Pesquisadores desenvolvem pratos feitos de folhas

Partindo da mesma ideia, um grupo de pesquisadoras tailandesas e uma empresa alemã desenvolveram produtos similares e igualmente sustentáveis para substituir o uso de pratos e bandejas de plástico e isopor.

Segundo as pesquisas dos dois grupos, folhas grandes e resistentes podem ser moldadas em qualquer formato desejado, produzindo pratos, bowls ou bandejas para substituir os produtos descartáveis feitos de materiais não biodegradáveis e são ideais para a comercialização de alimentos.

bandeja ecologica
Bandeja feita de folhas da empresa Leaf Republic. Foto de divulgação

Os pratos são moldados a partir de grandes folhas de espécies específicas de vegetação e, no processo, adquirem firmeza. Eles são resistentes a água e ao calor e, ao contrário do plástico ou isopor, esses produtos se decompõem em poucos dias.

A empresa alemã Leaf Republic afirma utilizar apenas as folhas e água na produção de seus produtos, sem recorrer a aditivos sintéticos, colas ou corantes. As folhas utilizadas são provenientes da Ásia e da América do Sul, sem a necessidade da derrubada das árvores, que permanecem vivas e produzindo nova folhas.

pratos feitos com materia organica
Pratos desenvolvidos por pesquisadoras da Tailândia. Foto de divulgação

As pesquisadoras da Universidade de Naresuan, na Tailândia, também afirmam não usar produtos químicos. Ao invés de verniz para o acabamento, por exemplo, elas fazem uso de amido para dar mais resistência e brilho.

Os produtos da Leaf Republic já estão à venda na Europa. Para saber mais, acesse o site leaf-republic.com.