Criado pelo desenvolvedor de sistemas Fernando Tremonti, o projeto Leitura no Vagão tem como principal objetivo fazer com que usuários de transportes públicos, como trens, ônibus e metrôs, desliguem seus smartphones e abram um livro.
Para isso, voluntários ligados ao projeto espalham livros de forma aleatória, com o intuito que, depois de lidos, os mesmos sejam devolvidos para onde foram encontrados – um gesto que incentiva mais pessoas a entrar em contato com o universo da literatura.
Apoiado por uma rede de voluntários, a iniciativa, que começou em São Paulo, já se expandiu para o Rio de Janeiro, Distrito Federal e até Santiago, no Chile. Além de contar com obras de grandes editoras, o projeto também divulga novos autores independentes, convidando-os a ver suas obras publicadas.
Porém, para que mais obras sejam deixadas diariamente o Leitura no Vagão precisa de doações. Para saber mais sobre essa ideia transformadora e ajudar a mantê-la viva basta entrar em contato pelo e-mail: contato@leituranovagao.com.