Um projeto na Holanda está incentivando universitários e idosos a compartilharem a mesma casa, trocando experiências e convivendo em um ambiente de diversidade e interação. A ideia partiu da rede de serviços sociais Humanitas, na cidade de Deventer, com o objetivo de oferecer moradia a estudantes que, em troca, precisam apenas passar algum tempo com os idosos que também residem no local.
O custo com moradia nos arredores das universidades representa o principal gasto dos universitários da Holanda. Percebendo essa dificuldade, a Humanitas ofereceu aos estudantes a oportunidade de morar no local sem custo. Em troca, eles passam 30 horas por mês interagindo com os idosos e ajudando a cuidar deles.
O projeto também ajudou a baixar os gastos com funcionários de asilos e, consequentemente, o custo da moradia para os idosos.
Entre as atividades dos estudantes está ensinar seus companheiros de casa a usar o computador e navegar na internet. Por sua vez, a interação com os estudantes diminui a solidão e ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos residentes mais velhos.
O modelo foi lançado na casa Humanitas em 2012 e já inspirou outras casas de repouso a seguir seu exemplo. O projeto já foi reproduzido em outros asilos da Holanda, da França e dos Estados Unidos.