Cansados de conviver com o lixo em seu cotidiano, os surfistas australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski desenvolveram o Seabin, um tipo de aspirador de lixo marinho que promete colaborar com a limpeza dos oceanos.
Foi observando como as marés empurram o lixo despejado nos oceanos na direção das marinas que a dupla teve a ideia de criar um mecanismo que pudesse coletar os detritos de forma eficiente e ecológica.
O funcionamento do Seabin é simples: ligado a uma bomba presa na doca, ele suga o lixo que fica na superfície da água para dentro de um saco de captura feito com fibra natural – que funciona como um filtro. Depois disso, a água é devolvida para o mar enquanto sacos plásticos e demais objetos ficam retidos em seu interior.
O interessante é que o protótipo do Seabin foi construído a partir de plásticos reciclados e de outros materiais de reuso coletados pelos surfistas. “Esperamos poder utilizar o plástico que pegamos dos mares ao invés de buscar material em aterros”, disse Ceglinski.
Após juntar US$ 267 mil em uma campanha de financiamento coletivo pelo site Indiegogo, a dupla montou uma oficina capaz de produzir o Seabin em larga escala.