Nova York acaba de ganhar a maior fazenda indoor e vertical do mundo. O projeto ambicioso vai combinar diferentes tecnologias para produzir cerca de 900 toneladas de hortaliças, legumes e ervas por ano, sem precisar de sol e de terra e usando pouquíssima água.
Chamada Aerofarm, a fazenda está localizada em Nova Jérsei, vizinha à metrópole, e ocupa 6,5 mil metros quadrados. A fazenda utiliza o sistema aeropônico, que dispensa a necessidade de solo e faz uso de ar ao invés de água para o cultivo. No total, o projeto espera gastar apenas 5% da quantidade de água empregada em uma fazenda tradicional.
Na fazenda, todos os fatores são controlados. Luz, umidade e temperatura são reguladas de acordo com a necessidade de cada espécie e as plantas, dispostas em prateleiras feitas de material reciclado, recebem nutrientes sem precisar de pesticidas, herbicidas ou fungicidas. O uso de fertilizantes também é reduzido e, com toda essa tecnologia, as colheitas devem chegar a 30 por ano.
A empresa vem desenvolvendo seu projeto em nove fazendas verticais menores já ativas na região. Os produtos possuem sabor semelhante ou até melhor do que aqueles cultivados de forma tradicional e possuem a vantagem de chegarem mais frescos à mesa, já que estão mais próximos dos consumidores. A distância menor também ajuda a diminuir o impacto ambiental, cortando o transporte da equação. O preço dos produtos é equivalente ao de similares orgânicos.
O objetivo dos criadores da Aerofarm é, com o sucesso do empreendimento, encontrar soluções para a necessidade de produzir mais alimentos com um menor impacto ambiental. Atualmente 54% da população mundial vive em áreas urbanas, segundo a ONU, e fazendas indoors podem ser uma boa opção para o fornecimento de alimentos.