Duas brasileiras estão dando uma volta ao mundo em nome do empoderamento feminino nos negócios. Desde 2016, Taciana Mello e Fernanda Moura estão percorrendo países reunindo histórias de mulheres empreendedoras, para inspirar outras mulheres de todo o mundo. O projeto, chamado The Girls On the Road, caiu na estrada em julho, dando início a uma viagem prevista para durar um ano, indo do Canadá à África do Sul, passando por nações tão distintas quanto Cuba, Irã, Noruega, Japão, Islândia, Botsuana, África do Sul e Brasil.
Os quatro pilares do projeto são empoderar mulheres, levar apoio a empreendedoras, revelar mais modelos femininos e inspirar mais mulheres a seguir seus sonhos. A ideia nasceu da própria experiência de Taciana e Fernanda no mundo dos negócios. As realizadoras se conheceram na universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), e, depois de anos trabalhando no ambiente corporativo de grandes consultorias internacionais, elas se cansaram da falta de representatividade e incentivo para mulheres e da dificuldade de empreender.
Segundo dados levantados pelo projeto, entre 2012 e 2015, apenas 7% dos novos negócios do mundo foram iniciados por mulheres e, em números totais, cerca de 1/3 dos empreendedores do planeta são do sexo feminino. Diante dessa realidade, a dupla decidiu buscar um caminho para ajudar a acelerar a mudança.
Em cada parada dessa viagem, Taciana e Fernanda, em parceria com organizações locais, entrevistam empreendedoras, investidores, ONGs e especialistas para entender as particularidades do empreendedorismo feminino dentro de diferentes realidades econômicas e sociais. As conversas estão sendo filmadas e devem dar origem a um documentário sobre a experiência completa e a vídeos mais curtos, com recortes mais específicos para cada país, que estarão disponíveis na internet. Os primeiros resultados já podem ser vistos nas páginas do projeto no Facebook e no Instagram, por enquanto apenas em inglês.
Até o momento, o trabalho já identificou padrões que se repetem em diferentes partes do mundo, como a dificuldade em conseguir crédito e a pressão social para que o casamento e a maternidade sejam colocados em primeiro plano.
The Girls on the Road faz parte de um projeto maior, chamado F♀unders. Mello e Moura seguem na estrada por mais alguns meses e ainda procuram parceiros e parceiras para ajudar a cobrir os custos da iniciativa. Para saber mais, acesse o site oficial e a página no Facebook.