Pesquisadores chineses criaram um papel resistente a água e ao fogo, que pode diminuir a quantidade de papel usado no mundo. O material foi desenvolvido pelo Instituto de Cerâmica de Xangai e anunciado no início deste ano.
O papel super resistente pode ser lavado sem ser danificado e resiste a uma temperatura de mais de 200º C. Ele ainda possui a mesma flexibilidade de um papel comum. De acordo com a publicação no Journal of the American Chemical Society, esse é o primeiro material do mundo que combina essas propriedades.
Com o material, documentos resistirão mais tempo, diminuindo a quantidade de papel utilizado. Além disso, itens importantes como obras de arte poderão ser preservados durante décadas e resistir a incêndios e tragédias naturais.
Os pesquisadores chineses trabalham no desenvolvimento desse papel desde 2008 e, com o sucesso da pesquisa, planejam colocar o produto no mercado em até três anos. Para criar o papal resistente, o material utilizado é a hidroxiapatita, substância encontrada no esmalte dos dentes e nos ossos.