Startup cria robô para ajudar o dia a dia de idosos

Uma startup israelense voltada para a busca de soluções para o dia a dia de idosos criou um robô especialmente para ajudar pessoas na terceira idade. O aparelho, dotado de inteligência artificial, funciona como agenda interativa, auxilia no contato com outros equipamentos tecnológicos e ainda serve como companhia para pessoas solitárias.

A empresa, chamada Intuition Robotics, criou o Elli-Q para controlar diversas tarefas importante da rotina. Combinação de tablet e assistente digital, o aparelho conversa com o idoso lembrando compromissos e horários da agenda, avisa a chegada de emails ou fotos, lê livros ou oferece jogos para distração.

Elli-Q, robô para idosos. Foto de divulgação

Ele também se conecta a aplicativos de conversa como Skype e Whatsapp, para que o idoso permaneça em contato com amigos e familiares, auxiliando no passo a passo da conversa ou troca de mensagens para promover a inclusão digital de pessoas com dificuldade.

E, para tornar a experiência mais amigável, o robô é formatado por duas peças: um tablet que fica ligado a uma outra estrutura, formada por um corpo fixo e uma cabeça que se move e acende diferentes tipos de luzes para simular expressões variadas.

O produto acaba de ser lançado em uma exposição no Museu de Design de Londres e ainda não está à venda.

Veja abaixo como funciona o equipamento (vídeo em inglês):